O ex-governador de São Paulo Márcio França (PSB) assumirá o futuro Ministério dos Portos e Aeroportos (crédito: Divulgação)
Portos
Lula anuncia novo ministro dos Portos e Aeroportos
Atualizado em: 22 de dezembro de 2022 às 12:22
Liderança do PSB e ex-governador de São Paulo, Márcio França terá de lidar com processo de desestatização do Porto de Santos
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou Márcio França, ex-governador de São Paulo e uma das principais lideranças do PSB, como o novo ministro dos Portos e Aeroportos. A apresentação ocorreu no final desta manhã, no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, na solenidade de encerramento dos trabalhos do gabinete de transição, iniciada por volta das 11 horas.
Durante a campanha eleitoral, Márcio França chegou a criticar a desestatização do porto, por ser realizado no período final do atual governo e ter de ser homologado pelo próximo, podendo ser alterado pelo futuro presidente – o que, segundo ele, “cria uma insegurança”. O processo acabou sendo interrompido pelo Tribunal de Contas da União (TCU), quando ministros da corte pediram vistas para analisar melhor o projeto.
O futuro Ministério dos Portos e Aeroportos será criado no início do próximo governo com o desmembramento do atual Ministério da Infraestrutura, que hoje administra rodovias, ferrovias, portos e aeroportos. A pasta manterá a gestão das estradas e das linhas ferroviárias, passando a ser denominada Ministério dos Transportes.