Integrados à Ferrovia Norte-Sul, os novos trilhos conectarão o Porto do Itaqui às principais zonas produtoras de grãos da região Centro-Oeste (Crédito: Divulgação)
Ferrovias
Porto do Itaqui recebe primeira carga de trilhos da Fico
Desembarque marca início da construção do trecho ferroviário entre Mara Rosa (GO) e Água Boa (MT)
O Porto do Itaqui, no Maranhão, começou a receber nesta semana a primeira carga de trilhos para a construção de um trecho da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que será feito entre os municípios de Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT), com 383 km de extensão.
Integrado à Ferrovia Norte-Sul, os novos trilhos conectarão o Porto do Itaqui diretamente às principais zonas produtoras de grãos (soja e milho) em Goiás e Mato Grosso.
“A estimativa é de que esse trecho, uma vez em operação, promova um aumento de aproximadamente 7 milhões de toneladas no volume de grãos movimentados pelo Porto do Itaqui por ano”, explicou o diretor de Operações da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Jailson Luz.
A ampliação da ferrovia visa, principalmente, fortalecer a cadeia logística dos grãos e favorecer o aumento do volume de exportação dessa carga pelo porto público do Maranhão, gerando mais desenvolvimento para toda a área de influência do Itaqui, que compreende ainda o Matopiba (região formada pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), além de Goiás e Mato Grosso.
No compilado de 2022 do complexo portuário, as exportações de grãos, entre soja, milho e farelo, somam 16,2 milhões de toneladas e as importações de fertilizantes totalizam 2,5 milhões de toneladas, que juntos representam 63% das cargas movimentadas por Itaqui.
A Emap destaca também que esse primeiro trecho (Mara Rosa a Água Boa) representa a redução do transporte rodoviário ao longo da área de influência, o que torna mais sustentável toda a cadeia produtiva de grãos que saem do Porto do Itaqui para o mercado externo.
Investimento
A Fico está sendo construída pela Vale, num investimento de R$ 8,7 bilhões, representando uma contrapartida pela concessão antecipada da Estrada de Ferro Vitória a Minas, assinada em 2020.
Segundo o Governo Federal, a nova ferrovia da região Centro-Oeste é a primeira obra de grande porte Greenfield executada a partir de uma inovação legislativa, representada pela prorrogação antecipada da Vitória-Minas, provendo principalmente a região central de Mato Grosso com um acesso ferroviário.