No Tiplam, em Santos, a diminuição total de horas para carregamentos, entre outubro e novembro, foi de mais de 121 horas (Crédito: Divulgação/VLI)
Portos
VLI cria software para carregamento inteligente de granéis em navios
Ferramenta produz planos otimizados para cada embarcação, permitindo que volumes maiores sejam movimentados
A empresa de logística VLI desenvolveu um software que cria planos otimizados para o carregamento de granéis de acordo com cada navio, o que permite a movimentação de maiores volumes, mantendo os mesmos recursos operacionais e respeitando os limites de estabilidade e segurança da embarcação.
A iniciativa otimiza a quantidade de horas gastas para realizar embarques deste tipo de produto e, segundo a companhia, é pioneira no mundo, colocando a empresa como protagonista no processo de propor planos para os navios de granéis, já que até então este tipo de ação só era pensada para contêineres.
A VLI explicou que, com o software, a quantidade de passadas e troca de porões é reduzida, além de aumentar a captura de volume de grãos e açúcar, melhorando a taxa comercial e reduzindo o tempo de inicialização da rota de carregamento.
O gerente de Transformação Digital para Portos e Terminais da VLI, Luciano Gonçalves Pereira, disse que essa tecnologia, anteriormente usada para desembarque, agora também é utilizada para os embarques de navios nas operações da VLI.
“É uma solução inédita mundialmente para embarque de produtos granéis. A única otimização para embarque, até então, era voltada para contêineres”, ressalta.
Antes da criação do software, os planos de embarque eram feitos exclusivamente pela tripulação do navio. Eles não consideravam a estratégia e a capacidade operacional da VLI.
A plataforma foi lançada em junho de 2022 e passou a ser usada nas operações da empresa no Terminal Portuário de São Luís (TPSL), no estado do Maranhão. Em setembro deste ano, foi implantada no Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), em Santos (SP).
Resultados
De junho até novembro, a tecnologia permitiu a redução de pouco mais de 34 horas no carregamento de navios no TPSL. No Tiplam, a diminuição total de horas, entre outubro e novembro, foi de mais de 121 horas.
A meta prevista de ganhos financeiros até novembro era de R$ 1,17 milhão, mas esse número já foi superado e os ganhos acumulados do TPSL e Tiplam chegaram a R$ 1,22 milhão nesse período.
A iniciativa do carregamento inteligente foi desenvolvida pela área de Tecnologia, Inovação e Logística Digital da companhia, em conjunto com o setor de negócios.
“A ideia é levar o software para a Gerência de Operações Marítimas da VLI, para que ela possa atender a todos os portos da empresa”, destaca Luciano Pereira.