Uma das soluções apresentadas pelo ministro dos Transportes Renan Filho para aumentar a segurança viária é duplicar estradas de alta demanda (Crédito: Divulgação/Dnit)
Nacional
Renan Filho garante plano de 100 dias e foco na segurança viária
Ministro dos Transportes promete dar mais detalhes sobre as ações daqui a 15 dias
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou ontem (3), durante a solenidade de transmissão do cargo, em Brasília (DF), um plano de ação para os próximos 100 dias à frente da pasta. Embora tenha dito que só pretende anunciar o que fará daqui a 15 dias, ele antecipou alguns itens. E um dos principais é priorizar a segurança viária.
“Salvaremos vidas. Seja duplicando estradas de alta demanda, criando as terceiras faixas, ou aprimorando a sinalização e revitalizando as rodovias. Nossa competência é cuidar da infraestrutura de transportes, mas nossa responsabilidade é cuidar de vidas, colaborar para a geração de empregos e fomentar a economia”, disse ele, garantindo estar pronto para “responder rapidamente às emergências nas rodovias e garantir a trafegabilidade”.
Além de trabalhar para ampliar a participação das ferrovias, o ministro garantiu que buscará solucionar as dificuldades orçamentárias que encontrou, “não apenas para um ano, mas de forma sustentável”.
Outras ações que Renan pretende implantar nesse plano de 100 dias são investir com critério onde precisa ser investido, contando com o setor privado para dar o impulso necessário ao programa de concessões; e modernizar a logística nacional, reduzindo custos e contribuindo para o setor produtivo.
O titular da pasta ainda falou que prevê auxiliar os governos estaduais nas situações mais críticas. “Daremos atenção necessária àqueles estados com a malha mais depreciada”, comentou.
Questionado por jornalistas sobre a composição de sua equipe, o ministro disse que faria uma agenda grande para olhar os nomes. Garantiu que vai trazer pessoas que tenham experiência no setor e que possam ajudá-lo a ter uma gestão exitosa à frente do Ministério dos Transportes.