A área total coberta do Terminal de Cargas Gerais operado pela Santos Brasil passará de 8,55 mil m² para 16,05 mil m² (Crédito: Divulgação/Santos Brasil)
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Santos Brasil amplia capacidade para operar cargas gerais no Tecon catarinense
Instalação de armazém lonado vai praticamente dobrar a área total coberta do TCG
A Santos Brasil ampliou sua capacidade para operar cargas gerais no Porto de Imbituba, em Santa Catarina. Será instalado um armazém lonado de 7,5 mil m² no Tecon, aumentando a área total coberta do Terminal de Cargas Gerais (TCG) de 8,55 mil m² para 16,05 mil m². Segundo informado pela empresa, os investimentos são da ordem de R$ 3 milhões. A companhia vê com bons olhos a ampliação visando atender a alta demanda da região Sul do país.
Em operação desde o início de janeiro, o novo espaço abriga atualmente 9 mil toneladas de big bags (embalagem para transportar materiais sólidos ou pastosos) de fertilizantes, sendo indicado também para a armazenagem de produtos siderúrgicos e de celulose, entre outros, protegendo contra agentes externos relacionados ao clima, como chuva e umidade.
Para realizar a movimentação e armazenagem de carga geral no Tecon Imbituba, a companhia obteve uma autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
“A medida foi adotada para atender a alta demanda de cargas gerais na região Sul do País. Com o crescimento, o Porto de Imbituba se tornou uma opção para essas operações e fomos em busca de uma solução com a eficiência e a segurança que são marcas da Santos Brasil”, comentou Roberto Teller, diretor de Operações Portuárias da Santos Brasil.
O Porto de Imbituba alcançou um novo recorde com a movimentação de 7,1 milhões de toneladas de cargas em 2022, sendo a maior da história do cais. Segundo dados divulgados pela autoridade portuária SCPAR Porto de Imbituba, houve crescimento de 3,6% no volume movimentado.
Com localização estratégica e fácil acesso ferroviário, rodoviário e marítimo, a Santos Brasil opera em Imbituba o TCG, que dispõe de atendimento diferenciado e equipes treinadas para movimentar e armazenar cargas de alta complexidade e valor agregado, e o Tecon, que está preparado para receber os maiores navios do mundo, sem restrições físicas ou de navegação.