Segundo a Portos do Paraná, foram descarregados no píer exclusivo para adubos do terminal 73.310 toneladas de sulfato de amônio (Crédito: Claudio Neves/Portos do Paraná)
Portos do Paraná
Porto de Paranaguá recebe carga recorde de fertilizantes
Operação teve início no último dia 13 e foi concluída na madrugada de ontem
O Porto de Paranaguá recebeu a operação do maior descarregamento de fertilizantes da história do cais paranaense. Segundo a Portos do Paraná, foram descarregados no píer exclusivo para adubos do terminal 73.310 toneladas de sulfato de amônio. A operação teve início no último dia 13 e foi concluída na madrugada de ontem (19), com a embarcação deixando o porto no final da tarde.
De acordo com Luiz Teixeira da Silva Júnior, diretor de operações da Portos do Paraná, antes desta operação, a maior carga de fertilizante recebida ocorreu em julho de 2022 com o navio Lord Byron. Na época, foram descarregadas 64.777 toneladas de fertilizantes à base de nitrogênio e fósforo.
“Estamos recebendo navios maiores e mais carregados graças aos recentes investimentos na infraestrutura marítima. Obras como a derrocagem das pedras da Palangana e a dragagem de manutenção permanente propiciaram ganhos operacionais para os terminais, com aumento da profundidade”, comentou.
O navio Red Marlin está atracado no berço externo do píer operado pela Fospar, que opera com calado de 12,30 metros. A embarcação tem 229 metros de comprimento e capacidade para carregar até 85 mil toneladas de granéis.
A carga de fertilizantes veio do Porto de Tianjin, na China, e foi exportada pela empresa Yunnan, que é representada no Brasil pela Fertibroker. De acordo com a Autoridade Portuária, a agência marítima responsável pela embarcação é a Orion.
Em 2022, quase 10 milhões de toneladas de fertilizantes foram importadas pelos terminais de Paranaguá e Antonina. O volume representa 27,5% de tudo o que o Brasil recebe em adubos.
Além do píer privado, o Fospar, com dois berços exclusivos, no Porto de Paranaguá são três berços preferenciais para os navios carregados de granéis sólidos de exportação. A capacidade estática de armazenagem dos produtos, nos portos do Paraná, é de mais de 3 milhões de toneladas de fertilizantes.