O Tecon Rio Grande tem capacidade de operar 1,4 milhão de TEU e receber navios tipo New Panamax, posicionando o ativo como a melhor alternativa para transbordo do Cone Sul (Foto: Divulgação/Wilson Sons)
Região Sul
Wilson Sons expande operações com nova rota do Tecon Rio Grande
Com cinco navios, operadora facilita o comércio internacional, ligando portos da América do Sul a regiões como o Oriente Médio e Índia
A Wilson Sons, uma das principais operadoras de logística portuária do Brasil, anunciou que deu início a uma nova linha de serviço marítimo por meio do terminal de contêineres (Tecon) Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Chamado de MEDSA Service, a rota liga a América do Sul e o Mediterrâneo e possui escala direta com o Marrocos.
A linha é operada pela SeaLead, empresa marítima que atua no transporte de contêineres e serviços. O novo serviço permitirá que o continente sul-americano se conecte de forma mais eficiente com regiões importantes de comércio como o Norte da África, Mediterrâneo, Oriente Médio e a Índia.
De acordo com a Wilson Sons, a rota conta com cinco navios: Cape Byron, com capacidade de 1.930 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés); Escape, com capacidade de 1.349 TEU; Espoir, com capacidade de 1.349 TEU; Green Hope, com capacidade de 1.700 TEU; e Seatrade Chile, com capacidade de 1.781 TEU.
“A nova rota marítima reitera o nosso compromisso em oferecer maior agilidade no serviço prestado e capacidade de transporte, que irá impulsionar o crescimento do comércio exterior gaúcho e fortalecer a nossa consolidação como um importante hub logístico do Cone Sul”, comentou Paulo Bertinetti, diretor-presidente do Tecon Rio Grande.
Segundo informou a companhia, o MEDSA Service também vai concentrar no Tecon Rio Grande cargas oriundas dos portos de Buenos Aires, na Argentina, e Montevidéu, no Uruguai, via navios feeder, realizando o transbordo para os destinos atendidos até o Mediterrâneo.
“Com o lançamento do Serviço MEDSA, não estamos apenas expandindo nossa rede, mas também aumentando nossa capacidade de atender aos mercados do Brasil e Mediterrâneo. Este serviço é projetado para atender aos altos padrões de confiabilidade e eficiência que nossos clientes esperam da SeaLead”, disse Suleyman Avci, CEO da SeaLead.
Com localização estratégica, o Tecon Rio Grande tem capacidade de operar 1,4 milhão de TEU e receber navios tipo New Panamax (366 metros) com 900 metros de cais, produtividade, uso de tecnologia e automação, posicionando o ativo como a melhor alternativa para transbordo do Cone Sul.
FIL
A Wilson Sons tem expandido suas operações de cargas para locais estratégicos do comércio exterior. Como exemplo, neste ano, a operadora, através do Tecon Rio Grande inaugurou o serviço semanal Far East-India-Latin America Service (FIL), que conecta a região do Cone Sul com a Ásia. O serviço é fruto de uma parceria da Wilson Sons com a Hyundai Merchant Marine (HMM) e com a Bengal Tiger Line (BTL), que classifica o terminal de contêineres como um hub da região.
O FIL envolve a integração de um serviço feeder, projetado para a transferência ágil de cargas entre portos menores e um terminal concentrador, neste caso o Tecon Rio Grande, com uma rota direta e otimizada entre a Ásia e a América do Sul.
O FIL tem conexões diretas com mercados da China, Coreia do Sul e também da Índia.