Segundo a CDSS, o desenvolvimento das operações do porto decorre de melhorias implantadas que têm garantido mais agilidade para o transporte internacional de cargas (Foto: Divulgação/CDSS)
Região Sudeste
São Sebastião bate recorde na movimentação de cargas
Complexo portuário atingiu 1,4 milhão de toneladas e agora investe R$ 660 milhões para aumentar sua capacidade
O Porto de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, bateu recorde na movimentação de cargas em 2024. Segundo a Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), de janeiro a novembro deste ano, o complexo movimentou mais de 1,4 milhão de toneladas.
O número supera o recorde anterior, registrado de janeiro a dezembro de 2023, com 1 milhão de toneladas.
No primeiro semestre deste ano, a companhia havia registrado a movimentação de 760 mil toneladas, um aumento de 57% a mais que no mesmo período do ano anterior. Os números alcançados já apontavam para a quebra antecipada do recorde em 2024.
De acordo com a CDSS, entre as principais cargas transportadas estão o açúcar, barrilha (matéria-prima essencial na produção de vidros e embalagens) e o coque de petróleo, que seguem principalmente para países europeus.
Neste ano, São Sebastião também voltou a ser ponto de embarque de café para exportação, depois de 60 anos sem movimentação dessa carga – tão simbólica para o estado de São Paulo e o Brasil.
“Esse resultado reflete o desenvolvimento contínuo e crescente do Porto de São Sebastião. Estamos atraindo cada vez mais cargas e navios”, comentou o diretor-presidente da CDSS, Ernesto Sampaio.
Segundo a CDSS, o desenvolvimento das operações do porto decorre de uma série de melhorias implantadas, que têm garantido mais agilidade para o transporte internacional de cargas.
A companhia cita, ainda, a nova rodovia dos Tamoios e a inauguração do Contorno Sul, que ligam ao principal acesso do município de São Sebastião, garantindo mais agilidade para o transporte na entrada e saída de cargas, tornando o complexo mais atrativo para operadores.
Está em andamento ainda o processo de construção de novos pátios para os caminhoneiros e o aumento da capacidade do porto com a construção de novos berços de atracação de navios.
Desenvolvimento
Atualmente em fase de consulta pública, o Porto de São Sebastião vai ganhar um novo terminal, destinado para a movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais e vegetais, além de carga geral e contêineres. A área SSB 01 será arrendada para a iniciativa privada, que se comprometerá a realizar obras em uma área de 262 mil metros quadrados, além de construir um novo píer com dois berços de atracação para navios.
Com a conclusão do projeto, o Porto de São Sebastião poderá movimentar mais de 4,3 milhões de toneladas anuais, ou seja, quadruplicando sua capacidade de movimentação anual.
Com investimentos previstos na ordem de R$ 660 milhões, o contrato de arrendamento do terminal terá duração de 35 anos.
Conforme a carteira de projetos de concessões e arrendamentos do Ministério de Portos e Aeroportos, o leilão do terminal SSB 01 está previsto para ocorrer no segundo semestre de 2025.