O segundo trem da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo chegou ao Porto de Santos no dia 21, a bordo do cargueiro Cosco Shipping Wisdom, vindo do Porto de Zhangjiagang, na China (Foto: Divulgação/Governo de SP)
Região Sudeste
Vindo da China, Porto de Santos recebe novo trem do metrô de São Paulo
Importada da China, nova composição da Linha 17-Ouro será transportada até a capital paulista para montagem final e testes
O segundo trem da Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo chegou ao Porto de Santos (SP) no último sábado (21), a bordo do cargueiro Cosco Shipping Wisdom, vindo do Porto de Zhangjiagang, na China. A composição foi desembarcada no domingo (22) e aguarda liberação aduaneira para ser transportada ao Pátio Água Espraiada, na capital paulista, onde será montada e passará por testes de segurança.
Fabricado pela BYD, o trem integra um lote de 14 composições previstas para a nova linha. A entrega dos demais veículos está programada para ocorrer ao longo de 2025, conforme o cronograma. Com tecnologia de operação totalmente automatizada (UTO), as composições utilizam sistemas avançados como TCMS (Controle de Monitoramento de Trens) e CBTC (Controle de Trens Baseado em Comunicação), que otimizam a eficiência e a segurança.
Cada trem conta com cinco carros, totalizando 60,8 metros de comprimento e capacidade para 616 passageiros. Entre os destaques estão passagem livre entre carros, ar-condicionado, janelas panorâmicas, iluminação LED, áreas para pessoas com deficiência, intercomunicadores e sistemas de emergência, como câmeras de vigilância e baterias que permitem deslocamento em caso de falta de energia.
As obras da Linha 17-Ouro, retomadas em setembro de 2023, envolvem mais de mil trabalhadores e estão concentradas na instalação de vigas, ajustes das estações e implementação de sistemas. Trilhos de captação de energia, dutos e cabeamento elétrico estão em processo de instalação, enquanto componentes como portas de plataforma e subestações são fabricados em países como China, Alemanha, Hungria e Espanha.
Com conclusão da estrutura bruta prevista para o final de 2025, a Linha 17-Ouro deve ser inaugurada em 2026, conectando o Aeroporto de Congonhas à rede de transporte sobre trilhos. Segundo o Governo de São Paulo, a nova linha deve atender cerca de 100 mil passageiros por dia.