A Galileu Galilei, da Jan de Nul do Brasil, tem 166 metros de comprimento e capacidade de carregamento de 18 mil metros cúbicos, equivalente a 1.800 caminhões trucados (Foto: Divulgação/PSFS)
Região Sul
Porto inicia dragagem para restabelecer profundidade de 14m
Investimento próprio de R$ 37 milhões visa melhorar a segurança e a agilidade na navegação no Complexo Portuário da Babitonga
A Autoridade Portuária de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, informou que deu início no último dia 4 a dragagem para restabelecer a profundidade mínima de 14 metros em todo o canal de acesso ao Complexo Portuário da Babitonga, onde estão localizados, além do porto de São Francisco do Sul, o Porto Itapoá, terminal privado de contêineres.
Os trabalhos são realizados pela draga belga Galileu Galilei, pertencente à empresa Jan de Nul do Brasil. A embarcação tem 166 metros de comprimento e capacidade de carregamento de 18 mil metros cúbicos, equivalente a 1.800 caminhões trucados.
Segundo a Autoridade Portuária, a retirada de sedimentos será realizada ao longo de todo o canal – 17 quilômetros do canal interno e 5 quilômetros do canal externo.
No entorno do Porto de São Francisco do Sul, a dragagem inclui a bacia de evolução, dársena e berços.
O valor da dragagem é de R$ 37 milhões com recursos próprios da Autoridade Portuária. A estimativa é que a obra leve de 30 a 40 dias para ser concluída.
O volume de sedimentos a serem removidos, estimados em 1,6 milhão de metros cúbicos, serão colocados numa área em alto mar, determinada pelos órgãos ambientais, a 23 quilômetros do Porto de São Francisco do Sul.
Para o presidente do Porto, Cleverton Vieira, a obra demonstra o constante investimento do Terminal na melhoria da infraestrutura, atendendo a uma importante reivindicação da comunidade portuária.
“A dragagem proporciona maior segurança na navegação, agilizando a entrada e saída das embarcações na Baía da Babitonga”, disse.
Ainda segundo o presidente, a obra de dragagem se junta a uma série de investimentos que a administração da Autoridade Portuária vem realizando com recursos próprios.
“Somente em 2024, já recuperamos o sistema de Tecnologia da Informação, com investimento de R$ 25 milhões, concluímos a revitalização do acesso ferroviário ao Terminal Graneleiro e compramos veículos novos para dar melhores condições de trabalho a nossos servidores, além de termos adquirido novas defensas e melhorado o sistema de sinalização náutica do canal de acesso. Tudo isso é possível, pois estamos controlando despesas de custeio para que tenhamos condições de investir cada vez mais na manutenção das infraestruturas terrestre e aquaviária”, completou.