A intenção do encontro entre governo e ApexBrasil é ampliar negócios, principalmente voltados aos setores de energias renováveis e calçadistaCrédito: Divulgação
Região Nordeste
Potencial de exportação do Ceará é tema de encontro entre governo e ApexBrasil
Setores de energias renováveis e calçadista foram destaque durante a reunião
O potencial do Ceará para exportação e atração de investimentos foi tema de um encontro que reuniu o governador do estado, Elmano de Freitas, e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, no último dia 9.
A intenção é ampliar oportunidades econômicas para a região, principalmente voltadas aos setores de energias renováveis e calçadista.
Para o governador, contar com o apoio da Apex “é fundamental” para que a economia cearense cresça, gere empregos e crie novas oportunidades de negócios para o setor produtivo.
“O Porto do Pecém é um dos pontos mais próximos da Europa. Além disso, temos parceria com o Porto de Roterdã, um dos mais importantes do Velho Continente. Portanto, o potencial de exportação do Ceará é enorme e vai crescer ainda mais com a produção de Hidrogênio Verde”, declarou.
Jorge Viana disse que irá buscar parcerias para aumentar o número de empresas exportadoras no estado, “que tem uma estrutura pronta e condições para exportar muito mais do que exporta atualmente. Tenho certeza que vamos trabalhar muito para isso, como é a vontade do presidente Lula e do vice-presidente (Geraldo) Alckmin”.
O encontro com o governador Elmano de Freitas fechou a agenda do presidente da ApexBrasil no Ceará, que durante os dias 8 e 9 de março realizou visitas e reuniões acompanhado pelo presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa.
“É um momento de alinhamento entre os governos estadual e federal para ver como podemos caminhar juntos. Parcerias da Apex com o Ceará em alguns eventos internacionais foram levantadas”, detalhou Serpa.
Porto e ZPE
Em seu segundo dia de missão, Jorge Viana visitou o Porto do Pecém e a ZPE Ceará. Ele e Danilo Serpa foram recebidos pela vice-presidente Financeira do complexo, Rebeca Oliveira, e pelo presidente da ZPE, Eduardo Neves. O grupo visitou também a Companhia Siderúrgica do Pecém.
Também representaram o Estado no encontro Roseane Medeiros, secretária de Relações Internacionais do Ceará e vice-presidente da Fiec; Joaquim Rolim, secretário-executivo da Indústria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE); e Eduardo Neves, presidente da ZPE.