Novo empreendimento será um dos principais hubs de comércio exterior entre o Brasil e países do Mercosul (Foto: Divulgação)
Região Sul
Multilog inaugura porto seco em Santa Catarina visando comércio com o Mercosul
Unidade alfandegada está localizada em Dionísio Cerqueira, próximo à Argentina
A Multilog inaugurou nesta quinta-feira (7) seu novo porto seco localizado no município de Dionísio Cerqueira, em Santa Catarina. Com instalações modernas e de alta tecnologia, a aduana prevê aumento considerável na movimentação de cargas com transporte terrestre e de origem no Mercosul.
Localizado próximo a fronteira com a Argentina, o novo empreendimento será um dos principais hubs de comércio exterior entre o Brasil e países do Mercosul.
O projeto recebeu investimentos na casa dos R$ 50 milhões e ocupa uma área de 175 mil metros quadrados.
De acordo com a Multilog, o porto seco, quando totalmente implantado, terá 600 vagas de estacionamento para caminhões e um bolsão com capacidade para receber mais 100 veículos. A unidade conta com um armazém com 2 mil metros quadrados, com uma câmara fria com 128 metros quadrados e três docas. Ainda tem um pátio para cargas perigosas, dois gates de entrada, com balanças bidirecionais, e dois de saída.
A maioria das importações do Estado de Santa Catarina entrava pelos estados vizinhos, Rio Grande do Sul e Paraná, que geram grandes receitas com as operações.
Com a implantação do porto seco, o município de Dionísio Cerqueira deverá ampliar o número de caminhões de 80 para 500 por dia, em um período de 5 anos, com incremento de movimento de cargas para até R$ 5 bilhões no mesmo período. Quando atingir a plena capacidade de operação, a aduana poderá receber até 700 caminhões por dia.
O fluxo de cargas da nova aduana catarinense também deverá ser impulsionada pela entrada em vigor da Lei 17.762/19, normal estadual que trata dos benefícios fiscais de importação do Mercosul, com exceção ao Uruguai, para as empresas que realização o desembaraço aduaneiro na unidade. As mercadorias uruguaias podem ser desembaraçadas em qualquer porto catarinense por razões logísticas.