sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Atual presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia assumiu o cargo mais alto da ABEPH em fevereiro deste ano

Hidrovias

Entidade portuária mais antiga do País, ABEPH completa 65 anos

3 de março de 2023 às 0:15
Bruno Merlin Enviar e-mail para o Autor

Associação, que vem se destacando graças a uma série de iniciativas, conta nova direção desde o mês passado

Uma “jovem senhora”, a Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH) tem uma trajetória de altos e baixos em termos de representatividade e atuação no universo do transporte aquaviário nacional. Nos últimos anos, a entidade portuária mais antiga do País passa por um período de alta. A entidade cresceu em protagonismo no ambiente portuário e neste dia 3 de março completa 65 anos revigorada e com fôlego para coordenar movimentos de interesse de seus associados – todos eles portos públicos. Desde o último dia 7 de fevereiro conta com uma nova gestão, tendo à frente Luiz Fernando Garcia (Portos do Paraná) na presidência e Mário Jorge Cavalcanti (Companhia Docas do Ceará) na vice-presidência. Os pilares do trabalho operacional, entretanto, seguem intactos, com Dayana Bessa comandando a assessoria de Gestão Executiva e Ticiana Vieira como assessora técnica.

A gestão anterior, comandada por Mayhara Chaves, primeira mulher presidente da entidade, foi muito efetiva e cumpriu sua finalidade: defender interesses e coordenar “intercâmbio de informações sobre quaisquer assuntos de natureza portuária, abrangendo estudos, pesquisas sobre aspectos técnicos, econômicos e jurídicos que possam concorrer para o aprimoramento dos métodos de construção, de operação, de administração das instalações e serviços portuários e ainda a solução de questões portuárias brasileiras através do estudo e o debate em congressos ou reuniões específicas de seus associados”.

Entre as principais iniciativas recentes da associação estão a criação de um programa executivo de cursos de capacitação, proporcionando treinamento a mais de uma centena de conselheiros e gestores dos portos associados, o desenvolvimento do Encontro Nacional de Autoridades Portuárias e Hidroviárias (ENAPH) em parceria com o Fórum Brasil Export e a assinatura de acordo juntamente com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para fundação da Seção Nacional do Brasil da Associação Mundial de Infraestrutura de Transporte Aquaviário (PIANC).

Para liderar a ABEPH neste mandato, os associados elegeram uma dupla experiente, de vasto currículo e competência técnica reconhecida. Hoje à frente dos portos paranaenses, o presidente Garcia já presidiu o Porto de Santos, o maior da América Latina, é graduado em Economia pela Universidade Federal do Paraná e concluiu o master em Logística e Gestão Portuária pela Fundación Valenciaport e Universidade Politécnica de Valência. Ele destaca a importância da entidade observando que os associados movimentaram 450 milhões de toneladas em 2022. “São 65 anos contribuindo para o desenvolvimento do nosso setor portuário. Registro meus profundos e sinceros agradecimentos a todos que acreditam no nosso potencial e no desenvolvimento dos portos brasileiros”.

O vice-presidente Mário Jorge já acumula quase quatro décadas como funcionário da autoridade portuária que administra o Porto de Fortaleza, tendo iniciado a carreira na companhia como analista de sistema e ocupado grande variedade de cargos de direção, inclusive a presidência. Ele participa das atividades da ABEPH desde 2010 e disse ser testemunha da grande evolução da entidade nos últimos anos, citando como principais avanços a transferência da sede da Associação do Rio de Janeiro para Brasília e o ganho

de força na representatividade junto aos órgãos públicos. “Hoje todos podemos dizer que a ABEPH é uma associação forte, representativa e inclusive procurada por outros órgãos para participar das atividades de solução de problemas. Vida longa à ABEPH”, concluiu.

 

Compartilhe:
TAGS ABEPH Antaq autoridade portuária brasil export Mayhara Chaves transportes aquaviarios