A dragagem em Suape vai aumentar a profundidade do canal para 16,2 metros, possibilitando a atracação de porta-contêineres com até 366 metros de comprimento (Foto: Divulgação/Suape)
Região Nordeste
Abertura de propostas para dragagem do Porto de Suape é marcada para 10 de março
Licitação havia sido adiada devido a um pedido de impugnação feito por uma das empresas participantes
Será no próximo dia 10 de março a abertura de propostas de concessão para a dragagem do Porto de Suape, em Pernambuco. A informação consta no Diário Oficial do Estado.
No começo do mês, o Governo do Estado havia adiado a licitação por conta de um pedido de impugnação feito por uma das empresas participantes, a Dragabras, que questionou diversos pontos do edita.
Entre eles, a exigência de comprovação da qualificação técnica profissional na realização de levantamentos hidrográficos e a proibição de que consórcios participassem da licitação. Ambos os termos foram atendidos, segundo o edital.
O valor da contratação foi estimado em cerca de R$ 204 milhões, com apoio do Ministério de Portos e Aeroportos e do governo estadual.
Em dezembro do ano passado, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, havia lançado o edital de licitação para a primeira etapa de dragagem do canal interno do porto.
Na ocasião, foi informado que essa primeira fase, quando começar, deve durar oito meses. O projeto para aprofundar o canal de Suape é antigo, teve início em 2011 mas foi paralisado em maio de 2013.
A dragagem em Suape vai aumentar a profundidade do canal para 16,2 metros, possibilitando a atracação de porta-contêineres com até 366 metros de comprimento, além de outras embarcações de grande porte.
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, essas melhorias vão gerar um aumento no volume de cargas movimentadas no porto, pois vai abrir espaço para navegação de navios de maior porte.
Até o momento, apenas navios com calado de 12,1 metros conseguem acessar o atracadouro durante o período de inverno, na maré zero.
O Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros, mais conhecido como Porto de Suape, fica entre os municípios do Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. É o maior porto público da Região Nordeste e ocupa a quinta posição no ranking nacional.