sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Membros da comitiva assistem a uma apresentação da HHLA na Câmara de Comércio de Hamburgo: a delegação também conheceu o Terminal de Contêineres AltenwerderCrédito: Divulgação/Brasil Export

Nacional

ABTP lidera comitiva na Alemanha para intercâmbio sobre gestão

28 de setembro de 2023 às 9:20
BE News Enviar e-mail para o Autor

Missão Hamburgo começou nesta semana com visitas técnicas e reuniões com  representantes do setor

Uma comitiva da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP) está na Alemanha, onde desde o início da semana realiza a chamada “Missão Hamburgo”, com o objetivo de trocar experiências sobre as atividades portuárias e os negócios que envolvem o setor no país europeu. O diretor-presidente da entidade, Jesualdo Silva, conversou com o BE News e falou de suas impressões sobre parte da agenda que já foi cumprida nesta semana.

Segundo o diretor-presidente da ABTP, o objetivo da missão no Porto de Hamburgo foi elaborado a partir de debates no qual a associação tem participado ao longo dos últimos anos, incluindo os fóruns promovidos pelo Grupo Brasil Export, que envolvem a questão de melhoria de gestão das Autoridades Portuárias, sobretudo gestão pública.

“Nós vimos que, nesse lado da melhoria de gestão, houve um desenvolvimento, mas é preciso melhorar muito mais, sobretudo com relação a arrendamentos. Ainda falta flexibilidade dos investimentos. Nós vimos que o Porto de Hamburgo se aproxima do que consideramos uma gestão ideal. Reúne um instrumento público, mas que celebra muitos contratos. Então, observamos que seria o local ideal para trazer as autoridades do setor e nossos associados para verem de perto”, comentou.

Na agenda de reuniões que já foram cumpridas na semana, Jesualdo destacou o encontro com Peter Tschentscher, primeiro-prefeito da Cidade-Estado de Hamburgo, e como o governo enxerga as oportunidades de negócio a partir do setor portuário. “Foi muito importante o que ouvimos nessa reunião. O Porto de Hamburgo é do governo, e eles veem o porto como um instrumento para política econômica do Estado. É um aparelho necessário para que a economia funcione normalmente. Ou seja, o governo se mostra mais preocupado com o porto do que com os seus resultados (financeiros). Quando é preciso investimentos, há o investimento, eles fazem isso, mas sem objetivar os ganhos. É uma visão diferente”, pontuou Jesualdo.

Durante a agenda de visitas, o diretor-presidente da ABTP destacou, também, a liberdade e independência da Autoridade Portuária. “O governo só interfere em questões que são pontualmente estratégicas”, analisou.

Agenda

Na terça-feira (26), a comitiva brasileira se reuniu com a Dakosy, empresa que opera o Port Community System (PCS) para o Porto de Hamburgo, que integra mais de 2.000 entidades e empresas, considerado um dos mais avançados do mundo. Segundo Jesualdo, a tecnologia está sendo colocada no setor aeroviário para os aeroportos de Hamburgo e Frankfurt.

Também na terça, houve visita ao Terminal Graneleiro Hansaport, que atualmente é o único terminal de carga a granel em que toda a cadeia de atividades, desde a descarga até a entrega, é realizada de maneira automatizada.

Já na quarta-feira (27), a comitiva realizou uma visita ao Terminal de Contêineres Altenwerder (CTA), da HHLA, que é mundialmente reputado como um dos mais modernos de seu tipo e também no HPC (Hamburg Port Consulting), uma empresa de consultoria que apoia os portos, aeroportos e terminais locais visando o desenvolvimento e inovação das atividades.

Experiência

A relação entre o Porto de Hamburgo, o principal da Alemanha, e o governo local se pauta por uma parceria que acaba resultando em ganhos para os dois. A análise é do diretor de Desenvolvimento Institucional da Triunfo Logística, Mário Meira, que integra a comitiva da ABTP na Missão Hamburgo.

“A cidade consegue ver e respeitar o porto. E vice-versa. Eles conseguem conviver harmonicamente. É um ganha-ganha. Tanto a cidade como o porto tem muito a ganhar quando trabalham juntos pela evolução, especialmente tecnológica, do setor na região”, destacou o executivo em entrevista ao BE News. Ele também enfatiza que a comunidade reconhece a importância do complexo marítimo para seu desenvolvimento.

Comitiva

A comitiva brasileira conta com 24 representantes das associações da ABTP, além de representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e de Mariana Pescatori, indicada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a assumir a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários.

 

Compartilhe:
TAGS Associação Brasileira dos Terminais Portuários diretor-presidente gestão Jesualdo Silva Missão Hamburgo operação portuária