O aeroporto de Lisboa está no limite da sua capacidade, enquanto se espera uma decisão sobre uma nova solução aeroportuária para a região (crédito: Pixabay)
Portugal
Acordo sobre espaço aéreo deve reduzir atrasos em Lisboa
Medida visa aliviar situação no aeroporto Humberto Delgado
A NAV Portugal, que gerencia a navegação no espaço aéreo do país, anunciou na sexta-feira (8) uma nova Carta de Operações com a Força Aérea para reduzir atrasos no aeroporto de Lisboa.
A carta de operações para o verão vai permitir, segundo a NAV, “uma otimização da conciliação da atividade militar e a aviação civil, nos serviços de navegação aérea”.
Esta nova carta redesenha o espaço aéreo, com a cessão de espaço “em períodos temporais nas áreas militares de Monte Real e de Sintra, contribuindo positivamente para a redução de atrasos das aeronaves e na maior otimização da capacidade da área terminal e das aproximações ao aeroporto Humberto Delgado”, diz o comunicado enviado pela empresa de serviços de navegação aérea.
O objetivo é potencializar mais tráfego, permitindo novas rotas de acesso ao espaço aéreo nas áreas circundantes ao aeroporto Humberto Delgado.
Nas últimas semanas tem-se assistido a uma série de cancelamentos e perturbações na operação das companhias aéreas e aeroportos, sobretudo devido à falta de pessoal, num momento pós-pandemia em que o alto fluxo vem ocorrendo motivado pelo verão no Hemisfério Norte.
O aeroporto de Lisboa está no limite da sua capacidade, enquanto se espera uma decisão sobre uma nova solução aeroportuária para a região.