A cerimônia de assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a Antaq e a Sociedade Alemã para Cooperação Internacional foi realizada na segunda-feira, na sede da agência
Nacional
Acordo vai viabilizar projeto de descarbonização dos portos
Antaq e Sociedade Alemã para Cooperação Internacional assinaram convênio
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e a Sociedade Alemã para Cooperação Internacional (GIZ na sigla em alemão) celebraram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com foco no desenvolvimento do projeto de descarbonização no setor portuário, no âmbito do programa H2Uppp (International Hydrogen Ramp-Up Programme).
Financiado pelo Ministério da Economia e Ação Climática (BMWK) da Alemanha, o estudo tem como principal objetivo avaliar a preparação da infraestrutura portuária nacional para receber embarcações que utilizam combustíveis de emissão zero, bem como para a produção e exportação de hidrogênio verde e seus derivados (PtX), e também para fornecer energia proveniente de fontes renováveis para embarcações atracadas nos portos.
Um aspecto importante deste trabalho é a análise das medidas já implementadas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa nas infraestruturas portuárias brasileiras, bem como os projetos relacionados ao hidrogênio verde. O ACT divide o projeto em três eixos:
Eixo 1 – a Antaq ficará responsável pela Revisão da Experiência Internacional, analisando documentos, artigos técnicos, científicos e estudos sobre transição energética e descarbonização no transporte marítimo e nos portos.
Eixo 2 – a GIZ será responsável pelo diagnóstico da Descarbonização dos Portos, coletando informações por meio de questionários, reuniões com grupos focais e entrevistas com a aplicação de questionários semiestruturados.
Eixo 3 – a Antaq conduzirá um Estudo de Caso, realizando levantamentos de campo e entrevistas semiestruturadas com portos e entidades do setor portuário.
O evento de assinatura do ACT foi realizado na segunda-feira (18) e contou com a presença do diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, que destacou a importância dessa parceria e o impacto do projeto na busca pela descarbonização do setor portuário nacional.
Além disso, o diretor de Gestão e Modernização Portuária no Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Otto Burlier, ressaltou a prioridade da agenda ambiental para o Brasil e a influência dos estudos da Antaq nesse contexto. O relator do eixo 1 do projeto, diretor Caio Farias, expressou sua satisfação com a relevância do projeto para o desenvolvimento sustentável do setor portuário.
Workshop
Durante o evento, também foi realizado um workshop organizado pela Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Portos e Aeroportos, o projeto H2Uppp, a GIZ e a WayCarbon, com o objetivo de engajar e nivelar o conhecimento sobre o projeto. O secretário Especial de Estudos e Projetos da Antaq, Bruno Pinheiro, apresentou a cronologia do projeto, destacando as análises relacionadas à regulação internacional de redução de emissões de gases de efeito estufa e as ações de descarbonização em diferentes partes do mundo.