![](https://portalbenews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-11-at-20.50.29-e1739360985234.jpeg)
Nery recebeu uma gravura em pedra das mãos de Mauro Sammarco, presidente da ACS, e Elber Alves Justo, presidente da MSC do Brasil e primeiro vice-presidente da entidade. Foto: Rodrigo Silva
Nacional
ACS homenageia Eduardo Nery por avanços no transporte aquaviário
O evento contou com uma palestra do diretor, que fez um balanço da sua gestão à frente da agência
O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, foi homenageado por representantes do setor portuário e logístico na terça-feira (11) na Associação Comercial de Santos (ACS). O evento ainda contou com uma palestra do diretor, que fez um balanço da sua gestão à frente da agência. O mandato de Nery termina na semana que vem. O ministério de Portos e Aeroportos ainda não anunciou o sucessor do cargo.
“Uma grande honra, ainda mais aqui na ACS, porque ela representa o coração da economia santista, pela importância dos associados e do Porto de Santos para essa associação. Temos uma experiência muito rica de diálogo com essas associações. A partir de toda essa interação eu digo que não só a Antaq saiu fortalecida, mas a regulação e os usuários também”, afirmou Nery.
Ele recebeu uma gravura em pedra com uma representação da sede da ACS. Entregaram o presente Mauro Sammarco, presidente da entidade, e Elber Alves Justo, presidente da MSC do Brasil e primeiro vice-presidente da ACS.
Eduardo Nery assumiu a direção-geral da Antaq em novembro de 2020. Entre algumas das realizações da agência sob sua gestão, Nery destacou o andamento para a realização das primeiras concessões de hidrovias da história do país. A audiência pública do Rio Paraguai já foi realizada neste mês. A consulta pública se estende até o próximo dia 23. A expectativa é que a licitação seja feita ainda neste ano.
Ele também falou sobre os próximos projetos de concessão do modal, como os das hidrovias do Rio Tapajós e do Rio Tocantins.
Ações
Representantes do setor enalteceram ações de Nery à frente da Antaq, citando mudanças nas tarifas para embarcações, soluções tecnológicas e avanços em pautas voltadas à sustentabilidade.
Mauro Sammarco destacou a ampliação do quadro da Antaq, para atender a demanda crescente em um setor pujante, e a integração entre o trabalho do setor público e privado. “Muitos investimentos e ações que mostram transparência, tecnologia e inovação. Acho que isso mostra uma nova cara para esse momento importante que a gente vive de grandes investimentos do setor privado, mas num diálogo importante com o governo para que a gente possa estar unido no desenvolvimento do nosso país”, ressaltou.
O diretor-executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp), Ricardo Molitzas, ressaltou o diálogo da agência com o setor privado. “Acho que essa homenagem é para reconhecer o trabalho que o Doutor Eduardo Nery fez ao longo da sua gestão, junto de toda a sua diretoria. Trabalho que deu grandes resultados e uma proximidade grande com o setor”, afirmou.