Autoridade Portuária de Santos (APS) passará a assumir a gestão do Porto de Itajaí dentro do processo de federalização do complexo (Foto: DIvulgação)
HUB
Advogado vai coordenar processo de federalização do Porto de Itajaí
Federalização de Itajaí 1
O Governo Federal nomeou o advogado João Paulo Tavares Bastos Gama para coordenar o processo de federalização do Porto de Itajaí (SC). E confirmou que ele assumirá a superintendência do Porto nessa nova fase, sob controle direto da União. Atualmente administrado pela Prefeitura, o complexo de Itajaí deverá retornar à gestão da Autoridade Portuária de Santos (APS), que operava o porto antes da municipalização em 1995.
Federalização de Itajaí 2
Amanhã, terça-feira, representantes do Governo Federal e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, farão uma reunião no Palácio do Planalto, em Brasília, para definir os próximos passos do processo de federalização.
Salgado Filho 1
O Aeroporto Internacional de Porto Alegre – Salgado Filho, no Rio Grande do Sul, retoma hoje, segunda-feira, as operações de voos domésticos para Salvador (BA) e Recife (PE). A informação foi confirmada pela Fraport Porto Alegre, concessionária responsável pela gestão do terminal. A volta dessas rotas ocorre após o retorno gradual das atividades do aeroporto, iniciado em outubro. O local ficou completamente fechado desde maio, em razão da enchente que afetou o estado do Rio Grande do Sul.
Salgado Filho 2
O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, comemorou o avanço e a conclusão das obras no aeroporto, destacando que a reabertura total representa uma melhoria no atendimento à população. “Essa retomada total é fruto de muito empenho do Governo Federal, que, por meio do MPor e da Fraport, trabalhou intensamente para que o principal aeroporto do estado voltasse a operar normalmente. Sabemos o quanto o aeroporto é importante para o PIB do Rio Grande do Sul, para o turismo de negócios, para o turismo de lazer e para o escoamento do transporte de cargas”, afirmou.
Salgado Filho 3
O aeroporto passou por diversas reformas, incluindo a pavimentação da pista de pouso e decolagem, que agora possui 3.200 metros. Com essa melhoria, o terminal pode operar 24 horas por dia, além de estar apto a realizar voos internacionais.
Salgado Filho 4
A partir de janeiro, a Latam retoma as rotas de Porto Alegre para Lima (Peru) e Santiago (Chile). Já em março, a Aerolíneas Argentinas restabelece a rota Porto Alegre – Buenos Aires. Além disso, a TAP também deve confirmar em breve a rota Porto Alegre – Lisboa (Portugal), ampliando ainda mais as opções de voos internacionais a partir do terminal gaúcho.