A operação prevê uma ligação a partir da última estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos aos três terminais de embarque e desembarque do Aeroporto de Guarulhos (Foto: Divulgação)
Região Sudeste
Aeromóvel até o Aeroporto de Guarulhos deve iniciar em março, diz Tarcísio
Sistema vai transportar passageiros a partir da estação da CPTM até os terminais do aeroporto
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que o trem que vai transportar passageiros ao Aeroporto Internacional de Guarulhos deverá ficar pronto no mês de março. O anúncio foi feito na terça-feira (21), durante entrevista concedida à Rádio Bandeirantes.
A operação com o people mover aeromóvel prevê uma ligação a partir da última estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) aos três terminais de embarque e desembarque do aeroporto.
Com o projeto, o estado prevê fazer conexões por linhas de trem com seus três principais aeroportos: Guarulhos, Congonhas e Viracopos, em Campinas.
“(Vamos) aproveitar que faremos a ligação Campinas-São Paulo e a ligação da linha do trem intercidades com o Aeroporto de Viracopos. Porque no futuro será possível unir os três aeroportos grandes de São Paulo: Viracopos, Congonhos e o Aeroporto de Guarulhos, por linha de trem. Ao longo deste ano, provavelmente em março, a gente vai entregar a linha do monotrilho, que une a última estação da CPTM, em Guarulhos, até o terminal 3 do aeroporto. E as obras da Linha-17 do metrô, que eram obras para a Copa (do Mundo de 2014), estão em andamento. Estamos vendo testes e operações dos trens e, em 2026, a gente entrega”, disse o governador.
O transporte pela linha férrea está sob responsabilidade da Aerom Sistemas de Transporte. A empresa já afirmou que o sistema já está pronto, inclusive com a realização de testes operacionais neste mês de janeiro.
Segundo divulgou a concessionária, quando estiver em funcionamento, o sistema será capaz de transportar 2.000 passageiros por hora em cada direção, com dois veículos em operação e um de reserva. Cada composição poderá transportar até 200 passageiros, além de suas bagagens.
O trajeto entre a estação da CPTM e os terminais de Guarulhos é de 2,7 quilômetros e será percorrido em cerca de quatro minutos.
O sistema, totalmente automatizado, contará com quatro estações, proporcionando um tempo total de viagem de seis minutos. O Aeromóvel possibilitará uma conexão mais rápida entre os usuários do sistema ferroviário e o aeroporto, eliminando a necessidade da conexão atualmente realizada por meio de linhas de ônibus circulares.
Inicialmente, o people mover deveria ter sido entregue ainda no primeiro semestre de 2024, mas atrasos não permitiram o começo das operações.