O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o governador Ratinho Jr. participaram da entrega das obras de modernização do Aeroporto de Foz do Iguaçu (Foto: Roberto Dziura Jr./AEN)
Região Sul
Aeroporto de Foz do Iguaçu dobra capacidade e atrai novas rotas
Modernização inclui ampliação de terminais, novos pátios e maior integração para voos domésticos e internacionais
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, realizou na terça-feira (21) a entrega das obras de modernização do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Paraná. As intervenções foram realizadas pela concessionária CCR Aeroportos, com investimento de R$ 350 milhões. A previsão do Governo é que a capacidade operacional da infraestrutura dobre, passando de 2 milhões para 4 milhões de passageiros por ano.
Os serviços de requalificação incluíram a ampliação do terminal de passageiros em 5 mil metros quadrados e a instalação de uma nova área de check-in com 30 balcões e esteiras automatizadas. A sala de embarque internacional foi reformulada e integrada ao terminal por pontes de acesso. Três pátios adicionais foram construídos, permitindo o estacionamento simultâneo de 13 aeronaves.
Também foi feita a ampliação da sala de embarque doméstico em 700 metros quadrados, implantadas novas áreas de escape (RESAs), realizada a recuperação e ampliação da pista de taxiamento e construída uma bacia de contenção.
Silvio Costa Filho pontuou as expectativas de um crescimento econômico regional a partir das melhorias realizadas. “Esperamos que, nos próximos cinco anos, possamos aumentar ainda mais essa capacidade, acompanhando o crescimento do turismo na região”, afirmou.
O projeto foi financiado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e integra o Novo PAC, Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal. Além das entregas já realizadas, a CCR Aeroportos informou ainda que “irá investir mais R$ 20 milhões para homologar a extensão da pista de pousos e decolagens, tornando-se a segunda maior do Sul do Brasil”, declarou em nota.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), contou que a iniciativa de requalificação do aeroporto gerou uma resposta positiva do mercado.
“Já recebemos o interesse de várias empresas internacionais de aviação, que querem operar aqui, porque reconhecem o potencial do nosso estado”, disse. “(…) agora com uma infraestrutura adequada para receber essas aeronaves”, completou o governador.
O secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, destacou que a pasta tem trabalhado para viabilizar, dentro do setor, “novas rotas, maior ocupação das aeronaves e maior oferta de assentos”.
O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu realiza voos regulares para estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal, além de operar rotas internacionais semanais para Santiago, no Chile.
Na estação de verão, o terminal disponibiliza operações diretas para localidades como Pernambuco, Alagoas, Santa Catarina e Minas Gerais, chegando a registrar até 27 partidas e chegadas diárias no período de maior movimentação.