domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O prefeito de Guarujá, Válter Suman, crê que o aeroporto vai desafogar um pouco do volume do fluxo de pousos e decolagens que existem em Congonhas, na capital paulistaCrédito: Cássio Lyra/BE News

Região Sudeste

Aeroporto de Guarujá espera ter voos para Rio

Atualizado em: 1 de julho de 2023 às 10:07
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Prefeitura assinou contrato para edital das obras de infraestrutura que compreendem a 1ª fase do projeto

Em cerimônia alusiva aos 89 anos de emancipação político-administrativa, a Prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, lançou na sexta-feira (30) o edital para as obras de infraestrutura do Aeroporto Civil Metropolitano, localizado na Base Aérea de Santos. A expectativa é que o terminal passe a receber voos no primeiro trimestre de 2024, com a confirmação de destinos para locais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

O prefeito Válter Suman (PSDB) fez a assinatura do aviso de edital durante solenidade que ocorreu nas dependências da Base Militar. A primeira fase consiste em obras de infraestrutura, reforço estrutural dos pavimentos da pista de pouso e decolagem e pista de taxiamento, além de regularização das faixas de pista e áreas de segurança, drenagem, cerca operacional, barreiras de proteção de fauna, via de serviço e sinalização horizontal, entre outras.

Depois disso, baseado no projeto, haverá a construção de um terminal provisório de passageiros. Inicialmente, o início das operações é para aeronaves com até 70 usuários.

“O Governo Federal tem nos incentivado muito. É uma tendência natural do incentivo à aviação regional e Guarujá de certo modo. Quero crer nisso, que vai desafogar um pouco do volume do fluxo de pousos e decolagens que existem em Congonhas, por exemplo”, afirmou Suman referindo-se ao aeroporto na capital paulista.

Desde o início do projeto de adequação da base militar para um aeroporto civil, a empresa Azul Linhas Aéreas havia demonstrado interesse em criar linhas com a região do litoral de São Paulo. “Os destinos são conhecidos, Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, e se Deus quiser, outras linhas vão surgir, até porque teremos um aeroporto que vai estar pulsando no número de decolagens”, declarou o prefeito.

Para Adriana Lopes Ramos, superintendente da Infraero, o Aeroporto de Guarujá tem referências semelhantes ao do Aeroporto de Santos Dumont, no Rio. Segundo ela, a empresa tem investido de interligação com o interior do país.

“É muito importante fomentar a aviação regional, que é nossa grande missão. É um empreendimento que vai facilitar muito a vida das pessoas, não só na questão da locomoção. A extensão da pista é parecida (com a do Santos Dumont). As características de relevo e de restrições operacionais são bem semelhantes”, comentou.

Demanda e atividade portuária

De acordo com Adalberto Ferreira da Silva, secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, a presença do aeroporto terá impactos diretos no Porto de Santos. Ele revelou que uma área do aeroporto será destinada para atividades retroportuárias.

“Uma parte da área que vai ficar em definitivo com a Aeronáutica. Está em estudos no BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) para implementação de atividades retroportuárias, em que vai haver uma concessão”, afirmou.

“Nós temos certeza de que há uma demanda a ser atendida e isso vai se refletir na administração do porto. Tenha certeza de que muitos executivos que vêm ao Porto de Santos vão se utilizar desse equipamento para acessar a área portuária”, finalizou o secretário.

Terminal de passageiros

Para abrigar os futuros passageiros, o projeto engloba, inicialmente, um terminal provisório para ter acesso à pista de pouso e decolagem. Segundo o prefeito, o espaço terá uma montagem provisória, simples, porém funcional e que permitirá a operação do aeroporto. Segundo a apresentação da Prefeitura durante a solenidade, está prevista a construção de um moderno terminal de passageiros em uma área paralela à pista.

A Prefeitura lançará um edital separado para as obras do terminal de passageiros, cujo processo encontra-se em revisão de planilha orçamentária pela Infraero. Após isso, ele será submetido à análise da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC).

Compartilhe:
TAGS Aeroporto de Guarujá Belo Horizonte Curitiba obras de infraestrutura do Aeroporto Civil Metropolitano político-administrativa Prefeitura de Guarujá rio de janeiro