Nos últimos dias, diversos vídeos e depoimentos de funcionários de empresas transportadoras foram divulgados na internet e mostraram uma situação de caos no terminal de cargas. Foto: Ocean Express/Linkedin
Região Sudeste
Aeroporto de Guarulhos anuncia suspensão de recebimento de cargas
Nos últimos dias, diversos vídeos na internet mostraram situação de caos no terminal
O Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional de Guarulhos não receberá mais cargas a partir da meia-noite desta quinta-feira (7). A informação foi divulgada por meio de um comunicado da GRU Airport, concessionária do ativo, nesta terça-feira (5).
Segundo o texto, a suspensão é temporária e ocorre devido ao aumento “súbito e atípico” dos volumes, bem como de tipologia de cargas aéreas recebidas no local. A decisão foi tomada sob recomendação da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR); Junta de Representantes das Companhias Aéreas Internacionais do Brasil (JURCAIB); Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), e International Air Transport Association (IATA), e também está alinhada com as companhias aéreas.
A previsão é que as operações de recebimento de cargas sejam retomadas a partir das 23h59 de segunda-feira (11). Durante o período de paralisação, serão recebidas apenas cargas perecíveis, fármacos, COMAT (material de operador aéreo) e animal vivo.
O documento também informa outras medidas para tentar regularizar a situação, como a separação de cargas e-commerce daquelas em trânsito internacional, para que sigam diretamente aos respectivos recintos alfandegados sem passar pelo terminal, e a adição de dois novos recintos para armazenagem e entrega de carga seca de importação.
Informa ainda a concessão de desconto de 20% para as cargas retiradas aos sábados e de 40% para as cargas retiradas aos domingos e feriados – dias de menor fluxo nessas operações. “O desconto será concedido no valor devido pela armazenagem de Importação, Tabelas 7 e 8. Esta política vigorará pelo período de 09 a 30 de novembro”, diz a nota.
Nos últimos dias, diversos vídeos e depoimentos de funcionários de empresas transportadoras foram divulgados na internet e mostraram uma situação de caos no terminal de cargas. Há relatos de cargas perdidas e prejuízo causado por multas na demora da entrega dos produtos ao cliente final.
Porém, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o terminal vem enfrentando problemas de processamento de cargas desde o fim do ano passado. Em ofício enviado ao órgão recentemente, o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Sindasp) diz que há uma série de problemas nas operações, incluindo abandono e deterioração das cargas, atrasos no desembaraço e interrupções nos sistemas.
Exportadores e importadores alegam falta de funcionários e burocracia de processos por parte de órgãos públicos, como Anvisa, Receita Federal e Vigiagro. Já a concessionária diz que os problemas fazem parte de um “desafio logístico global”, causado por eventos climáticos extremos, fechamento de portos e conflitos.
Na última sexta-feira (1), em reunião entre a Anac e a Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério de Portos e Aeroportos, foi cobrado da concessionária um plano de ação imediato para normalizar os serviços. A GRU Airport garantiu que, entre as medidas emergenciais já citadas, contratou 135 colaboradores para atuarem na operação de cargas, disponibilizou uma área para triagem de cargas em trânsito e operacionalizou novas áreas para o armazenamento de cargas.