Região Sudeste
Aeroporto de Guarulhos enfrenta pressão para melhorar fluxo de cargas
Agência reguladora se reúne com concessionária e entidades do setor para implementar ações imediatas
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) intensificou as ações para solucionar os problemas de processamento de carga no Aeroporto de Guarulhos (SP), que têm gerado reclamações devido a atrasos na entrega e recebimento de mercadorias. Em resposta a essas queixas, a Anac solicitou à concessionária GRU Airport que adote providências imediatas para reduzir os atrasos no Terminal de Cargas.
Nas últimas semanas, a Anac tem mantido diálogo com empresas aéreas, agentes de carga e diversas associações do setor para entender o impacto da situação e planejar medidas adicionais, caso sejam necessárias. Como parte desse esforço, na sexta-feira, 1º de novembro, a Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e a Diretoria da Anac se reuniram com a GRU Airport e representantes das companhias aéreas. Durante a reunião, as partes assumiram o compromisso de implementar um plano de ações para otimizar o fluxo de cargas nos pátios e diminuir os tempos de processamento.
O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) expressou agradecimento às associações dos setores afetados, que têm colaborado para encontrar soluções. Entre as entidades que discutiram a questão com a Anac estão o Sindicato Nacional de Comissárias de Despachos (Sindicomis), o Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (Sindasp), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), e a Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata), além de outros representantes de logística e transporte aéreo.