Ministro participou de entrevista nesta quarta-feira e atualizou a situação dos modais aeroportuários do Rio Grande do Sul (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)
Região Sul
Aeroporto de Porto Alegre não tem previsão de retomar operações
Silvio Costa Filho afirmou que a concessionária Fraport já iniciou o diagnóstico para avaliação de equipamentos do terminal
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, desmentiu qualquer previsão de data para a retomada das operações no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, que segue interditado após os danos na infraestrutura do terminal provocados pelas fortes chuvas no estado do Rio Grande do Sul. “Qualquer avaliação agora é muito prematura”, afirmou o chefe da pasta em entrevista à Empresa Brasil de Comunicação nesta quarta-feira, dia 22.
Segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, a tragédia afetou mais de 2.3 milhões de habitantes nos municípios gaúchos. São 581.633 mil pessoas desalojadas e mais de 68 mil em abrigos. O número de mortes chegou a 161, com 82 pessoas ainda desaparecidas, desde o início dos temporais e cheias em 29 de abril.
Costa Filho informou que a Fraport, concessionária que administra o aeroporto, iniciou o diagnóstico do terminal para avaliar a situação das esteiras de bagagens, dos elevadores, do estacionamento, da parte elétrica e da iluminação, devido ao escoamento das águas no terminal no último domingo (19). Somente após a conclusão desse reconhecimento será possível comunicar a retomada das operações.
“A princípio, o aeroporto está fechado por tempo indeterminado. Essa é uma decisão da Fraport e nós concordamos com ela. Saíram algumas notícias desencontradas por setores da imprensa, e até algumas “fake news”, dizendo que o aeroporto ficaria fechado por 30, 90, 120 dias ou até 1 ano. Estamos aguardando que a água baixe no aeroporto para podermos fornecer uma informação mais detalhada e objetiva sobre a situação”, detalhou o ministro de Portos e Aeroportos.
A expectativa é que o volume de água nas pistas diminua entre sexta-feira (24) e sábado (25), permitindo uma avaliação mais precisa dos danos causados pelos fortes fenômenos climáticos no empreendimento aeroportuário.
Devido à inoperabilidade do Aeroporto Internacional de Porto Alegre, o transporte aéreo está sendo realizado através dos terminais regionais e estaduais. Nesta semana, o ministério anunciou a liberação de mais cinco voos diários para o município de Canoas, totalizando 134 voos semanais a partir de segunda-feira (27) para o estado do Rio Grande do Sul.
No setor portuário, o porto de Porto Alegre mantém suspensas as operações devido ao nível do Lago Guaíba, que permanece acima da cota de inundação. Já os portos de Pelotas e do Rio Grande seguem operando normalmente.
Doações
Silvio Costa Filho agradeceu a ajuda humanitária do setor, que contribuiu transportando cargas gratuitamente para as vítimas da tragédia. Segundo o ministro, o setor da aviação já distribuiu 350 toneladas de doações, enquanto no setor portuário mais de 400 toneladas foram entregues, com previsão de alcançar 500t até o próximo domingo (26).