sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A primeira aeronave da Braspress já está no Brasil, enquanto que a segunda está em fase final de pintura e deverá chegar ao país nos próximos dias, vinda da Bélgica (Foto: Divulgação)

Região Sudeste

Viracopos firma contrato para operar voos de cargas até Manaus

5 de abril de 2024 às 9:23
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Acordo foi feito com a Braspress, com expectativa de início de serviços no mês de agosto

A Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), firmou um contrato de cessão de área com a Braspress Air Cargo Transportes Aéreos. A partir do novo acordo, firmado nesta semana, vai permitir que a empresa comece a instalar a infraestrutura necessária para iniciar as operações de transporte de cargas domésticas a partir de Campinas. O objetivo é fazer transportes do interior do estado até Manaus (AM), além de transportar produtos da Zona Franca de Manaus.

De acordo com a Braspress, empresa especializada no transporte de encomendas, a operação será realizada por meio de duas aeronaves Boeing 737-400F, com expectativa de iniciar em agosto deste ano. O serviço vai ligar o Aeroporto de Viracopos ao Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus (AM).

O acordo de cessão de área possibilita que a empresa inicie as obras das instalações da empresa que ficarão dentro do complexo aeroportuário de Viracopos. O local terá 1.042,16 m² de área edificada e mais 2.471,23 m² de área não edificada, totalizando 3.513,39 m². O termo assinado prevê que a Braspress comece a ocupar o espaço a partir de 2 de maio.

O contrato de cessão de área foi assinado pelo diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich, e pelo diretor-executivo da Braspress Air Cargo, Tarcísio Gargioni.

De acordo com a concessionária, a Braspress está em processo de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para o início das operações.

A primeira aeronave da empresa já está no Brasil, enquanto que a segunda está em fase final de pintura e deverá chegar ao país nos próximos dias, vinda da Bélgica.

A empresa anunciou, também, que pretende iniciar o treinamento de pessoal e os voos testes ainda neste primeiro semestre de 2024.

Operação

Com as novas operações, Viracopos deve elevar sua presença no mercado nacional de carga, já que os voos devem levar produtos do interior de São Paulo para a região Norte e trazer produtos da Zona Franca de Manaus diretamente para São Paulo.

“O mercado do transporte de cargas nacionais pelo modal aéreo está em fase de crescimento e esta parceria entre Viracopos e a Braspress vem em muito boa hora no sentido de alavancar o transporte de produtos entre estas duas importantes regiões industrializadas brasileiras, que são Manaus e Campinas”, comentou a diretora Comercial de Viracopos, Maria Fan.

Compartilhe:
TAGS