Aeronave da Azul, que decolou do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, pousou no Salgado Filho às 8h03, marcando a retomada de voos comerciais em Porto Alegre (Foto: Jürgen Mayrhofer/Secom)
Região Sul
Aeroporto Salgado Filho volta a receber voos comerciais
Fechado desde 3 de maio, terminal recebeu primeiros voos domésticos nesta segunda-feira (21)
Na manhã desta segunda-feira (21), a partir das 8h, a pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, no Rio Grande do Sul, voltou a receber operação de voos comerciais depois de 5 meses paralisado em razão das enchentes que atingiram o estado no início do mês de maio.
O Airbus A320, da Azul Linhas Aéreas, decolou do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), às 6h36 com 180 pessoas, e pousou na nova pista do Salgado Filho às 8h03.
Logo na sequência, o terminal aeroportuário gaúcho recebeu o segundo voo, o Boeing 737 800 da GOL, que partiu do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 7h e pousou no Salgado Filho às 8h25.
O desembarque dos passageiros das duas aeronaves foi recebido com bastante festa, com atrações musicais e culturais do estado gaúcho.
Segundo informou a Fraport, concessionária que administra o Aeroporto, inicialmente o Salgado Filho contará com 71 voos diários, sendo 37 partidas e 34 chegadas. A expectativa é a circulação de cerca de 9.800 passageiros por dia no terminal entre pousos e decolagens.
A retomada de voos comerciais marca a volta das operações no Salgado Filho desde seu fechamento no dia 3 de maio. O terminal ficou completamente debaixo d’água em razão da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul naquele mês.
A reabertura ocorre de forma parcial, com uso de pista reduzida, de 1.730 metros, com capacidade total de receber até 128 frequências domésticas diariamente. Segundo a Fraport, são aproximadamente 12 operações por hora, entre 8h e 22h.
“A equipe da Fraport Brasil e toda a comunidade aeroportuária comemoram a retomada dos voos domésticos ao Porto Alegre Airport. Fazemos acontecer todos os dias e recebemos de braços abertos os passageiros nessa retomada. É uma grande conquista para todos os gaúchos, para o turismo e para a economia”, comentou Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.