Durante a solenidade, o ministro Silvio Costa Filho assinou a portaria para que a administradora dos Terminais Ageo realize a construção de nova bacia de tancagemCrédito: Eduardo Oliveira/MPor
Nacional
Ageo inaugura berço para operação de granéis líquidos no Porto de Santos
Solenidade do novo píer, na Ilha Barnabé, contou com a presença do Ministro Silvio Costa Filho
Em cumprimento de agenda no Porto de Santos (SP), o ministro Silvio Costa Filho e a comitiva da pasta participaram da inauguração do novo píer de atracação da Ageo, localizado na Ilha Barnabé, na margem esquerda do cais santista. O início das novas operações no cais tornará mais rápido o recebimento de granéis líquidos em Santos, reduzindo o tempo de espera. O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, classificou o novo berço como fundamental para a demanda do mercado.
O novo píer da Ageo Terminais teve um investimento total de R$ 187 milhões. O berço conta com infraestrutura para navios da classe LR1, aumentando em 25% a capacidade de atracação para navios de granéis líquidos na Ilha Barnabé.
O ministro destacou que essa entrega não apenas representa a expansão física do terminal, mas também impulsiona o escoamento da produção de grãos para os estados brasileiros e aos países que importam insumos nacionais.
Segundo o presidente do porto, Anderson Pomini, uma das principais carências encontradas e admitidas pela Autoridade Portuária é berços de atracação para a movimentação de granéis líquidos.
“Esse novo píer atende a uma reclamação e também uma estratégia do Porto de Santos. Com esse novo berço, ganhamos em volume 25% de aumento de capacidade. O píer atende a uma pequena percentagem da nossa demanda reprimida sobre a necessidade de novos berços. Nós temos hoje quase 100 navios esperando para que se encontre o berço adequado. Então, essa inauguração vai ao encontro da principal pauta do porto que é a expansão portuária, principalmente para o setor de granéis”, comentou.
Além da redução do tempo de espera de navios especializados por falta de berços, o Porto de Santos pretende alcançar níveis de atracação de granéis líquidos equivalentes aos desempenhos encontrados dos portos da Europa e América.
Durante a solenidade, o ministro Silvio Costa Filho assinou a portaria para que a administradora dos Terminais Ageo realize a construção de nova bacia de tancagem no seu terminal, que permitirá o incremento de 12 novos tanques para aumento da capacidade operacional do porto.
“Com a adição de 12 novos tanques ao conjunto já existente, contribuímos significativamente para o desenvolvimento econômico de Santos, gerando empregos e renda, além de fortalecer o estado de São Paulo como um todo”, disse o ministro.