A Agrex já administrava a instalação desde 2005 e agora, com um novo período de concessão, vai explorar a área por mais 15 anos. (crédito: Divulgação)
HUB
Agrex vence leilão de terminal ferroviário no Maranhão
Localizada às margens da Ferrovia Norte-Sul, instalação é voltada à armazenagem e à movimentação de granéis sólidos agrícolas
A Agrex do Brasil, empresa agrícola do Grupo Mitsubishi, venceu ontem o leilão do terminal ferroviário de Porto Franco (MA), localizado às margens da Ferrovia Norte-Sul (FNS). A companhia já administrava a instalação desde 2005 e agora, com um novo período de concessão, vai explorar a área por mais 15 anos. Segundo o Ministério da Infraestrutura, o contrato deve ser assinado no próximo mês. Pertencente à Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. (empresa de planejamento ferroviário da pasta), o lote, de 37,07 mil metros quadrados, é destinado à armazenagem e à movimentação de granéis sólidos agrícolas.
De acordo com o Ministério, essa concessão vai manter o pátio de Porto Franco atuando como um polo de carga operando no transbordo ferroviário, reduzindo o custo logístico na exportação dos grãos pelos terminais do Norte e do Nordeste do Brasil. O terminal fica no tramo norte da ferrovia, trecho concedido à VLI em 2007.