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A BTP celebrou, em 2024, a entrega de portêineres e concluiu o processo de modernização de defensas marítimas, como parte de um pacote de investimentos de R$ 1,9 bilhão (Foto: Divulgação/BTP)
Porto de Santos
Agronegócio brasileiro impulsiona investimentos no Porto de Santos
Empresas instaladas no complexo portuário expandem suas operações e melhoram infraestrutura para acelerar exportações
O Porto de Santos é o maior do país. Portanto, por sua rota passa a maior parte das exportações e importações brasileiras. Nesse contexto, as empresas que atuam no Brasil enxergam no cais santista uma peça fundamental para a evolução dos seus negócios.Q
O ano de 2025 guarda mais oportunidades para as exportações do agronegócio brasileiro, segundo analistas do setor. Há a expectativa de recuperação das safras de grãos e de uma provável maior oferta de cana-de-açúcar em função das boas condições climáticas desde outubro do ano passado. A perspectiva é da consultoria agrícola Datagro.
“Cabe pontuar que há uma maior probabilidade de abertura da janela de oportunidade para as exportações de grãos do Brasil, uma vez que a possível tensão comercial entre os Estados Unidos e a China pode ampliar a compra da soja e do milho brasileiros por parte de Pequim, em detrimento do produto norte-americano”, diz o relatório.
O Porto de Santos tem recebido aportes para aprimorar o escoamento de produtos do agronegócio por parte do setor privado. Em novembro do ano passado, foi inaugurado o terminal T-32 e foi concluída a segunda fase do terminal da DP World Brasil (DPW) no cais – estruturas responsáveis por armazenar cargas de celulose e papel.
Em paralelo, a Cofco International investiu em um terminal com capacidade para movimentar 14 milhões de toneladas de grãos por ano no local. A inauguração está prevista para este ano e deve quadruplicar a capacidade portuária da empresa no Brasil, permitindo o embarque de até 200 navios por ano.
Com conexão direta às ferrovias, o novo terminal promete reduzir custos logísticos e otimizar o escoamento de soja, milho e açúcar, que estão entre os principais produtos exportados pelo Brasil para a China.
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A Eldorado Brasil Celulose investiu em tecnologia e inovação para aumentar cada vez mais a sustentabilidade e a eficiência de todas as etapas de sua operação no Porto de Santos (Foto: Divulgação/Eldorado Brasil)
Tecnologia
A Eldorado Brasil Celulose, uma das maiores empresas de celulose e referência no setor florestal, investiu em tecnologia e inovação para aumentar cada vez mais a sustentabilidade e a eficiência de todas as etapas de sua operação. No porto, a Eldorado Brasil Celulose atua há um ano e meio com um novo terminal, o EBLog.
O empreendimento representa um investimento de R$ 500 milhões e tem a capacidade de escoamento de 3 milhões de toneladas de celulose por ano, três vezes mais do que a companhia operava em seu antigo terminal em Santos.
“A Eldorado Brasil é exemplo em sustentabilidade, inovação e tecnologia. Acreditamos muito no Brasil, por isso investimos constantemente no país”, disse o presidente da J&F Investimentos e do Conselho de Administração da Eldorado Brasil, Aguinaldo Filho.
A Brasil Terminal Portuário (BTP) celebrou, em 2024, a entrega dos dois novos portêineres e concluiu o processo de modernização de 45 defensas marítimas. Essas entregas, de acordo com o diretor financeiro da BTP, Fernando Monti, fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 1,9 bilhão firmado com o Governo Federal na renovação contratual. A companhia renovou, em dezembro de 2023, seu contrato de arrendamento e operará no cais santista até 2047.
O diretor de operações da BTP, Ricardo Trotti, afirma que o foco deste pacote de investimentos é preparar a empresa para mais 20 anos de operação no Porto de Santos. “Vamos ampliar a nossa capacidade operacional em mais de 40% nos próximos anos e teremos um terminal ainda mais eficiente, sustentável e inovador”, conclui.