domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Para Alckmin, a reforma tributária é fundamental para a redução do custo Brasil e a melhora do ambiente de negócios no país (Crédito: Edu Andrade/Ascom/Ministério da Fazenda)

Nacional

Alckmin garante Ministério mais preparado para os desafios do comércio exterior

5 de janeiro de 2023 às 10:39
Christiano França Enviar e-mail para o Autor

Entre as ações prometidas pelo ministro está trabalhar em conjunto com a ApexBrasil para reposicionar a imagem do Brasil no mundo

O novo ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB), garantiu que a pasta estará maior e mais bem preparada para os desafios do comércio exterior. Em seu discurso durante a solenidade de transmissão de cargo, ontem (4), em Brasília (DF), ele prometeu diversas ações, entre elas, trabalhar em conjunto com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) para um “reposicionamento da imagem do Brasil no mundo”.

O ministro alertou que o comércio exterior será impactado por um cenário internacional que promete ser desafiador em 2023. “A menor atividade econômica mundial deverá provocar diminuição dos preços dos produtos exportados pelo Brasil em 2023, em relação aos níveis elevados em 2022. Da mesma forma, as importações brasileiras no próximo ano deverão ocorrer a preços menores”, declarou.

Para superar os obstáculos da competitividade exportadora brasileira, Alckmin apontou algumas soluções. “Vamos buscar abertura de novos mercados para bens e serviços; aumento da base exportadora do Brasil, com a inclusão de empresas de menor porte no comércio exterior; diversificação de mercados de destinos; agregação de valor à pauta exportadora; valorização da imagem do país como potente agroambiental, mas também como um país diverso que exporta aviões, produtos farmacêuticos, máquinas elétricas e serviços de TI”.

Ele também lembrou que a política de comércio exterior no Brasil passa por desburocratização, financiamento, promoção comercial, mais acordos comerciais e um esforço de superação de barreiras aos produtos do país lá fora.

 

Apex e Camex

O titular do MDIC também falou um pouco sobre a atuação de dois órgãos incorporados pelo Ministério para dar suporte na área de comércio exterior: a já citada ApexBrasil e a Câmara de Comércio Exterior (Camex).

“Daremos à promoção comercial um viés ainda mais empresarial, em estreita relação com a política e o comércio exterior”, disse Alckmin sobre a Apex, aproveitando para saudar o novo presidente da entidade, o ex-governador do Acre, Jorge Viana, presente na solenidade. Sobre a Camex, o objetivo é facilitar a coordenação intragovernamental no comércio exterior.

 

Inclusão e sustentabilidade

Geraldo Alckmin falou que sua gestão também vai incentivar a economia inclusiva, criativa e sustentável, com programas de apoio a startups e empreendedorismo inovador, o ministério terá uma Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria. “Sustentabilidade é o ponto de partida de toda política industrial”.

Alckmin também informou que o MDIC trabalhará junto ao Ministério do Meio Ambiente, chefiado por Marina Silva, com a criação da Secretaria de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria. E também com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), comandado por Aloizio Mercadante, para a política de reindustrialização do país.

Segundo ele, a retomada da indústria será feita sob o prisma da justiça social. “O momento nos impõe o trabalho incansável pelo emprego e distribuição de renda em apoio à indústria, ao comércio e ao setor de serviços”.

Outro item abordado por Alckmin foi a reforma tributária, considerada fundamental por ele. “O fortalecimento da indústria passa, invariavelmente, pela redução do custo Brasil e pela melhora do ambiente de negócios no país. Reforma tributária, neste contexto, é fundamental”.

Compartilhe:
TAGS apexbrasil Comércio Exteriror Geraldo Alckmin MDIC