sábado, 23 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Governo de SP autorizou a concessionária Ecovias a realizar os estudos de viabilidade da 3a pista da Rodovia dos Imigrantes (Foto: Divulgação)

Região Sudeste

Alesp lança Frente Parlamentar da 3ª pista da Imigrantes em Santos

15 de maio de 2024 às 6:01
Cássio Lyra Enviar e-mail para o Autor

Evento será realizado no dia 20 de maio na Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) vai lançar na próxima segunda-feira, 20 de maio, a Frente Parlamentar da Terceira Pista da Rodovia dos Imigrantes, projeto que está sendo elaborado pela concessionária do Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), a Ecovias. O evento acontecerá na sede da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos(AEAS) e contará com uma programação com participação de diversas autoridades em esfera federal e estadual.

A Frente Parlamentar terá o objetivo na discussão de soluções para o sistema rodoviário entre o Planalto e a região da Baixada Santista, principalmente ao aumento da demanda de cargas direcionadas ao Porto de Santos, o maior complexo portuário do país.

A Frente será presidida pela deputada estadual Solange Freitas (União Brasil) e vai contar com contribuições e participações de diversos atores envolvidos no projeto.

O diretor de Portos da AEAS, Eduardo Lustoza, disse que a iniciativa visa incentivar a realização do projeto pensando na infraestrutura que o Porto de Santos demanda para o seu crescimento referente à movimentação de cargas.

“Estimamos que em 25 anos que o Porto de Santos chegue em 300 milhões de toneladas. Evidentemente que essa quantidade não cabe no eixo da Anchieta-Imigrantes. Por isso, estamos pedindo, considerando que temos uma única via da Anchieta para atender a exportação do porto, que se crie essa nova infraestrutura, aproveitando a expertise da EcoRodovias. A gente enxerga que eles teriam uma facilidade maior para inaugurar esse novo viário. Importante a participação dos deputados, Solange Freitas, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP) e Rosana Valle (PL-SP), deixando o assunto na mídia e pressionando os governos. Não dá mais para adiar isso”, comentou.

Segundo pontuou Lustoza, o novo acesso rodoviário é considerado a principal demanda para a atividade econômica portuária de São Paulo.

“Nós temos o caso do túnel Santos-Guarujá, que traz conforto entre as duas margens do Porto. Nós temos que criar essa engenharia e entregar esse viário para atender essa interlândia mensal de 16 estados da federação que chegam até o Porto de Santos. Os desafios estão aí e felizmente essa necessidade está na pauta do Governo do Estado”, disse.

Em janeiro, o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Parceria em Investimentos (SPI), autorizou a concessionária Ecovias a realizar os estudos de implementação da terceira pista da Rodovia dos Imigrantes, que será integrada ao Sistema Anchieta-Imigrantes.

Segundo o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a elaboração do projeto executivo do empreendimento deverá ser finalizado em dois anos. Embora ainda inicial, a estimativa é que o custo da obra seja de R$ 7 bilhões.

O lançamento da Frente Parlamentar da da Terceira Pista da Rodovia dos Imigrantes será realizado das 14h às 18h, no auditório da AEAS (Rua Dr. Arthur Porchat de Assis, 47 – Boqueirão, em Santos, SP).

Linha Verde

Segundo Lustoza, que em 2023 foi diretor de Desenvolvimento e Negócios da Autoridade Portuária de Santos, afirmou que dentre os planos de expansão do Porto de Santos, estão previstos a construção de novos berços de atracação nas duas margens do complexo marítimo. Isso, demandaria uma melhor logística no modal rodoviário para atender a demanda de futuros terminais.

Tendo isso em mente, a proposta da AEAS é de sugerir ao Governo do estado a continuidade do projeto da chamada Linha Verde, que seria um novo viário a partir de Suzano, na Grande São Paulo, com conexão com a Conêgo Domênico Rangoni, visando atender os terminais da margem esquerda.

“Temos aí uma necessidade de planejar, embora com certo atraso, do projeto da Linha Verde, esse novo eixo com Suzano que seria a 4ª via para o Porto de Santos. Pretendemos que antes da saída do governador Tarcísio, a gente tenha esse projeto aprovado. Lá para frente, a gente chega a 10, 11 anos para inaugurar uma obra dessa. Imagine mais 8 anos para essa nova Imigrantes, a estrada vai colapsar. O porto vai sofrer e o frete vai subir”, completou Lustoza.

Compartilhe:
TAGS aeas Alesp frente parlamentar imigrantes Santos