sexta-feira, 22 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

O papel do setor financeiro no processo de transição climática esteve em debate no painel ‘Desafios e Oportunidades de Financiamento’, dentro do evento InfraESG TalksCrédito: Divulgação/Brasil Export

Nacional

Alex Sciacio: “Setor financeiro será fundamental no processo de transição climática”

Atualizado em: 22 de novembro de 2023 às 10:50
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Superintendente de Finanças Sustentáveis do Santander falou sobre o tema em painel que discutiu financiamentos sustentáveis

“O setor financeiro será parte fundamental do processo de transição climática”, declarou Alex Sciacio, superintendente de Finanças Sustentáveis do Banco Santander, durante sua participação no painel Desafios e Oportunidades de Financiamento, debatido no evento InfraESG Talks, promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em parceria com o Brasil Export, na terça-feira (21), na B3, em São Paulo. Toda a programação foi transmitida gratuitamente pelo canal do BE News no Youtube.

Alex ressaltou que a mobilização de capital é urgente para que projetos que façam parte da transição sejam contemplados com recursos e consigam mitigar os impactos das mudanças climáticas. Mas para isso ainda é preciso diretrizes que organizem o mercado financeiro, além da “incorporação dos impactos climáticos como variável de risco e precificação durante avaliação de crédito das instituições financeiras”, explicou.

“Esse (impacto climático) é um pilar que precisa de avanços e desenvolvimento institucional para que os bancos e investidores incorporem isso nas suas análises, porque é isso, entre outras coisas, que vai viabilizar a disponibilidade de recurso em condições adequadas para projetos adequados”, explicou.

Segundo ele, o setor também aguarda a taxonomia nacional. Em setembro, o governo lançou consulta pública para a Taxonomia Sustentável Brasileira. A iniciativa busca impulsionar a economia do Brasil rumo à sustentabilidade e regeneração, com propostas que serão apresentadas na COP 28, no fim deste mês, e um plano de implementação permanente até 2026.

Além de Alex, participaram do painel Natalia Marcassa, CEO do Moveinfra; Natalia Saad, chefe do departamento de infraestrutura e concessões rodoviárias do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Rafaella Dortas, diretora executiva responsável pela área ESG do BTG Pactual; e Rui Gomes, presidente da InvestSP. Guilherme Peixoto, Superintendente de Licitações da B3, foi o mediador.

Compartilhe:
TAGS Agência Nacional de Transportes Terrestres Alex Sciacio InfraESG Talks superintendente de Finanças Sustentáveis do Banco Santander transição climática