Projeto Portas Abertas permite visitas técnicas guiadas para estudantes de cursos técnicos e superiores de todo o Brasil. Divulgação/Facape
Região Nordeste
Alunos do curso de Comércio Exterior da Facape visitam Porto de Salvador
Intenção é ampliar percepção de logística dos futuros profissionais
Alunos do curso de Comércio Exterior, da Faculdade de Petrolina (Facape/PE), realizaram, na semana passada, uma visita ao Porto de Salvador (BA). Além de conhecerem toda a logística do terminal de contêineres do complexo, o passeio oportuniza aos futuros profissionais uma melhor percepção do setor.
A visita foi guiada pela coordenadora do curso, Michela Mota, com a proposta de aproximar os alunos da atividade prática, associando a experiência ao conteúdo visto em sala de aula e contribuindo, assim, para a formação acadêmica.
O roteiro incluiu uma visita ao terminal da empresa Wilson Sons, maior operador integrado de logística portuária e marítima do mercado brasileiro.
A estudante do 4° período de Comércio Exterior, Marcelina Carvalho, disse que a experiência possibilitou uma visão geral referente aos processos de exportação e importação.
“Essa visita foi de extrema importância para o desenvolvimento de conhecimentos teóricos que são aplicados ao longo do curso envolvendo os sistemas portuários, processos de armazenagem, legislações, operação, e conhecimentos gerais de exportação e importação”, explicou.
Para ela, o porto é uma pequena parte para o processo de comercialização, “porém é tão importante quanto todo o processo da comercialização internacional em si. Hoje, temos uma visão geral referente a esses processos para ser aplicada na prática”, ressaltou a estudante.
Projeto Portas Abertas
O Porto de Salvador retomou, em setembro, o projeto Portas Abertas, que permite visitas técnicas guiadas para estudantes de cursos técnicos e superiores de todo o Brasil.
Na ocasião, os estudantes têm a oportunidade de conhecer todo o processo de funcionamento do terminal, que recebe anualmente cerca de 470 navios, movimentando cargas que abastecem a indústria, o comércio varejista e a produção agropecuária, entre outros setores.
O agendamento deve ser feito por um representante da instituição de ensino, através do e-mail rh.tcsv@wilsonsons.com.br.
Segundo o setor de operações do Tecon Salvador, ao conhecer os processos que ocorrem para o atendimento aos navios, os estudantes interagem com os profissionais de áreas que vão da administração, logística à engenharia mecânica, e, também, profissionais como o Planner, que precisam de capacitação específica e habilidade para gerir com segurança e agilidade o plano de carga e descarga, coordenar as equipes de pátio e das máquinas para cada navio, assegurando eficiência e melhor produtividade.