domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

Com a medida, o Amazonas ganha um voo direto da Latam para a capital do Rio de Janeiro, de onde mais de 18,4 mil turistas desembarcaram no Estado em 2022Crédito: Divulgação

SEM CATEGORIA

Amazonas e Latam anunciam ampliação da malha aérea do estado

26 de agosto de 2023 às 10:20
Vanessa Pimentel Enviar e-mail para o Autor

Companhia terá novos voos diretos para São Paulo, Belém e Rio, viabilizados pela política de incentivos fiscais do Governo Estadual

O Governo do Amazonas e a Latam Linhas Aéreas anunciaram a ampliação da malha aérea do Estado, que agora passa a ter mais voos diretos a partir de Manaus para as cidades de São Paulo (SP) e Belém (PA), uma nova rota para o Rio de Janeiro (RJ), viagens para três municípios do interior do Estado, além da expansão das operações cargueiras nacionais e internacionais da capital amazonense.

O anúncio aconteceu na última segunda-feira (21), com a presença do vice-governador do Amazonas, Tadeu de Souza (Avante), e representantes da companhia.

Segundo a Latam, os investimentos no Amazonas foram viabilizados pela política de incentivos fiscais do Governo do Estado para as empresas de aviação.

O vice-governador explicou que o tratamento tributário diferenciado ao modal aéreo é pensado justamente para incrementar a atividade econômica na região e incentivar o turismo, num planejamento que está sendo trabalhado há dois anos.

Pela política de incentivo do Governo do Amazonas, as empresas de transporte de passageiros e de cargas, incluindo as de fretamento de táxi aéreo, são contempladas com reduções de 3% a 7% na alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no combustível de aviação.

“Esse movimento foi fundamental para que a gente pudesse fazer o anúncio desse pacote de investimentos hoje. Esse é um estado com enorme potencial turístico e industrial e, por isso, ele está no centro das nossas decisões”, citou o diretor de operações da Latam, o piloto amazonense Harley Meneses.

Com a medida, o Amazonas ganha um voo direto da Latam para a capital do Rio de Janeiro, de onde mais de 18,4 mil turistas desembarcaram no Estado em 2022. São Paulo e Belém são os maiores emissores de turistas para o Amazonas, totalizando 125,9 mil e 43,6 mil visitantes em 2022, respectivamente.

As viagens sem escalas para o Rio de Janeiro/Galeão pela Latam começam no dia 2 de janeiro de 2024, enquanto os novos voos para São Paulo e Belém, em 29 de outubro deste ano.

Já as rotas cargueiras da Latam sairão de 13 para 16 frequências semanais, com viagens entre Guarulhos-Manaus (oito voos semanais), Manaus-Guarulhos (sete voos semanais) e Viracopos-Manaus (um voo semanal).

No mercado internacional, as frequências semanais da rota Miami-Manaus, dedicada à importação de cargas, serão duplicadas de duas para quatro.

Novos municípios

Os voos para municípios do interior começarão a partir de 1º de setembro, com voos para os municípios de Tefé, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, além de já vender bilhetes atualmente para Carauari, Coari, Manicoré e São Paulo de Olivença.

 

 

Compartilhe:
TAGS Belém e Rio Latam malha aérea do Estado rio de janeiro São Paulo