A convocação de Honorato para o cargo, que iniciou no dia 1º de janeiro de 2025, ocorre após consulta à Advocacia-Geral da União (AGU) pela Anac e parecer do órgão recomendando a convocação de diretor substituto indicado. Foto: Agência Brasil
Nacional
Anac convoca servidor para diretor-presidente interino
Roberto Honorato, atual superintendente de Aeronavegabilidade, assume posto por seis meses ou até a nomeação de diretor-presidente titular pelo presidente da República
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) convocou o servidor Roberto Honorato, atual superintendente de Aeronavegabilidade, para assumir o posto de diretor-presidente interino. Integrante da lista tríplice de substituição de diretores da Agência, Honorato ocupará o cargo temporariamente, por seis meses ou até a nomeação de diretor-presidente titular pelo presidente da República.
A convocação de Honorato para o cargo, que iniciou no dia 1º de janeiro de 2025, ocorre após consulta à Advocacia-Geral da União (AGU) pela Anac e parecer do órgão recomendando a convocação de diretor substituto indicado. Atualmente outra diretora indicada na lista de substituição, Mariana Altoé, ocupa vaga na Diretoria da Agência. O mandato temporário de Altoé se encerra em fevereiro de 2025.
Roberto Honorato é engenheiro eletrônico e de telecomunicações formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e pós-graduado em Gestão da Aviação Civil pela Universidade de Brasília (UnB). Iníciou na aviação em 1998, atuando com aviônicos na indústria de manutenção e engenharia antes de se tornar servidor concursado da Anac em 2008. Foi gerente de Processo Normativo a partir de 2011 e, desde 2016, é o superintendente de Aeronavegabilidade da Agência. Ao longo dos 26 anos de carreira, sua atuação tem sido voltada para as áreas de safety e o desenvolvimento da indústria aeronáutica.