O memorando visa simplificar a criação de acordos de reconhecimento mútuo e aceitação de aprovações e certificados de aeronavegabilidade (Foto: Divulgação)
Nacional
Anac e Singapura firmam pré-acordo sobre segurança operacional
Objetivo é assegurar cooperação mútua para o aprimoramento da segurança da aviação civil
A Agência Nacional de Aviação Civil e a Autoridade de Aviação Civil de Singapura (CAAS) assinaram um Memorando de Entendimentos (MoU, na sigla em inglês) com o propósito de assegurar a cooperação mútua entre Brasil e Singapura para o aprimoramento da segurança da aviação civil. O pré-contrato foi firmado entre os órgãos com o apoio da Embaixada do Brasil em Singapura e a delegação brasileira na Organização da Aviação Civil Internacional (OACI).
Conforme divulgado pela Anac, o memorando visa simplificar a criação de acordos de reconhecimento mútuo e aceitação de aprovações e certificados de aeronavegabilidade. Ele também facilitará a troca de informações sobre segurança na aviação e promoverá o intercâmbio de conhecimentos por meio de treinamento entre as partes signatárias.
O diretor-presidente da Anac, Tiago Pereira, enfatiza a importância da cooperação na esfera global da aviação, saudando a parceria estabelecida com a CAAS, uma autoridade reconhecida com a qual a Anac está satisfeita em colaborar, dado o histórico notável de segurança de ambas as autoridades civis de aviação.
“O Memorando de Entendimento facilitará os procedimentos de supervisão da segurança, o que beneficiará os nossos setores e reforçará a nossa amizade em muitas áreas diferentes, representando uma conquista há muito desejada”, declarou.
Incentivo à indústria
Por sua vez, o diretor-geral da CAAS, Han Kok Juan, destaca a essencialidade da cooperação entre as autoridades para fortalecer a supervisão da segurança nas operações aéreas e impulsionar a indústria de aviação de ambos os países.
“O Memorando de Entendimento com a Anac, que antecede a introdução da aeronave Embraer E190-E2 no registro de aeronaves de Singapura no segundo trimestre de 2024, facilitará a aceitação e validação das certificações de projeto e aprovações de produção pela ANAC e ajudará a agilizar os processos de aprovação para as operações da empresa Scoot, de Singapura”, afirmou.