O Memorando de Intenções foi assinado pelo diretor de tecnologia e diretor sênior da CAAS, Tan Kah Han, e pelo superintendente de aeronavegabilidade da Anac, Roberto Honorato (Foto: Divulgação)
Nacional
Anac firma parceria com Singapura para colaboração na aviação civil
Acordo prevê troca de informações sobre padrões regulatórios, técnicos e engajamento da indústria
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Autoridade de Aviação Civil de Singapura (CAAS) assinaram na terça-feira (10) um Memorando de Intenções para Cooperação sobre Mobilidade Aérea Avançada (em inglês Advanced Air Mobility – AAM) para fortalecer a colaboração em abordagens regulatórias, padrões técnicos e engajamento da indústria.
O documento foi assinado pelo diretor de tecnologia e diretor sênior da CAAS, Tan Kah Han, e pelo superintendente de aeronavegabilidade da Anac, Roberto Honorato, como parte da programação do primeiro Simpósio de Mobilidade Aérea Avançada 2024 da Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci). O evento, que se encerrou na quinta-feira (12), foi realizado em Montreal, Canadá.
Com o memorando de intenções, Anac e CAAS ratificam o interesse em colaborar na troca de conhecimentos e informações sobre certificação, validação e entrada em serviço de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL), incluindo políticas, abordagens regulatórias e procedimentos operacionais.
Além disso, estão entre os pontos: colaborar no desenvolvimento de padrões técnicos para permitir a certificação e operação segura de aeronaves eVTOL, incluindo a participação em grupos técnicos internacionais; e coordenar esforços para envolver as partes interessadas relevantes da indústria no desenvolvimento e operação segura de aeronaves eVTOL.
O memorando assinado entre a Anac e a CAAS fortalece a crescente parceria entre os dois países com base no Memorando de Entendimento assinado em fevereiro deste ano para promover a segurança da aviação civil. As autoridades também assinaram um Acordo Técnico para Certificação de Aeronavegabilidade (TA-AC) em junho de 2024 para aprimorar a cooperação relacionada à aeronavegabilidade inicial e continuada, questões de produção e assistência técnica.
Para Roberto Honorato, as parcerias internacionais são fundamentais para a expansão da aviação, principalmente frente aos desafios para a implementação das operações de eVTOL. “Ao trabalharmos juntos, não estamos apenas abraçando o futuro da aviação, mas também reforçando nosso compromisso compartilhado de manter os mais altos padrões de segurança e eficiência”, disse.
Tan Kah Han afirmou que, à medida que a tecnologia eVTOL muda rapidamente, é crucial que os reguladores trabalhem juntos para manter o ritmo do desenvolvimento. “Esta colaboração nos permitirá combinar nossa experiência e recursos para agilizar a abordagem e os processos regulatórios, mantendo os mais altos padrões em segurança da aviação”, concluiu.