Porém, no compilado deste primeiro trimestre, apesar das reduções, o país exportou 25,42 milhões de toneladas ante 22,9 milhões de toneladas registrados nos três primeiros meses de 2023. Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Comércio exterior
Anec estima queda de 24% na exportação de soja em abril
Em volumes, a redução em relação a abril de 2023 seria de 3,4 milhões de toneladas, segundo relatório da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais
Devido à quebra de safra, a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), estima uma queda de 24% nas exportações de soja em abril, comparado ao mesmo mês do ano passado. Com isso, em volume, devem ser embarcadas 10,65 milhões de toneladas do produto (menos 3,4 milhões de toneladas do que era esperado nas estimativas anteriores).
A associação citou que, geralmente, este mês costuma registrar os maiores volumes mensais de exportação no ano – época em que a colheita já está mais avançada.
Em março, o Brasil também registrou redução nos embarques em comparação com o mesmo período do ano passado. Porém, no compilado deste primeiro trimestre, apesar das reduções, o país exportou 25,42 milhões de toneladas ante 22,9 milhões de toneladas registrados nos três primeiros meses de 2023, ressaltou a Anec.