domingo, 24 de novembro de 2024
Dolar Com.
Euro Com.
Libra Com.
Yuan Com.

A diretoria da Aneel também alterou o término de vigência da outorga da usina, que irá até 3 de maio de 2044 / Divulgação Eneva

Região Nordeste

Aneel prorroga contrato de usina de energia do Porto do Itaqui

Atualizado em: 8 de dezembro de 2023 às 17:32
Paulo José Ribeiro Enviar e-mail para o Autor

Usina maranhense poderá comercializar energia até 2027

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prorrogou os contratos de comercialização de energia da usina termelétrica (UTE) Porto do Itaqui (MA) em 355 dias. A extensão vai até o dia 21 de dezembro de 2027. O anúncio foi feito pela Eneva, nesta sexta-feira (8).

A diretoria da Aneel também aprovou a alteração do término de vigência da outorga da UTE Porto do Itaqui, que agora vai até 3 de maio de 2044.

A Aneel firmou as decisões em uma reunião no último dia 28 de novembro. Elas se referem ao pleito de recomposição do prazo de outorga da UTE Porto do Itaqui, bem como do prazo de suprimento dos respectivos contratos, submetidos pela Eneva, após excludente de responsabilidade concedido em 2012.

A usina termelétrica Porto do Itaqui possui capacidade instalada de 360 megawatts (MW) e começou a operar comercialmente em 2013. São comercializados 315 MW médios, o que rende uma receita fixa de R$ 538 milhões anualmente.

Ela foi o primeiro empreendimento da Eneva no estado do Maranhão e foi instalada estrategicamente próxima ao Porto do Itaqui porque utiliza a logística portuária para receber o carvão mineral utilizado na geração de energia.

Hoje, ela abastece 40% do consumo de todo estado do Maranhão. A energia gerada é enviada para o subsistema Norte do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Compartilhe:
TAGS energia Itaqui Maranhão porto usina ute