Vista aérea do complexo portuário de Paranaguá: os quatro terminais que serão arrendados ao setor privado serão destinados à movimentação de granéis sólidos vegetais e minerais (crédito: Divulgação)
Região Sul
Aniversário do Porto de Paranaguá
Um dos mais importantes do Brasil, porto paranaense completou 88 anos na última sexta-feira
Consolidado como destaque no universo portuário brasileiro e peça-chave para a economia paranaense, o Porto de Paranaguá completou 88 anos nesta sexta-feira, 17 de março, com discurso voltado para o futuro. O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destacou que o planejamento da administração portuária é pensado a médio e longo prazo e que a sua gestão trabalha agora para atrair investimentos nos próximos anos.
Neste sentido, reportagem publicada pelo BE News nesta semana mostrou que o governo estadual deve enviar até o próximo mês, ao Tribunal de Contas da União (TCU), os editais para os leilões das instalações portuárias PAR14 e PAR15. As consultas públicas para as concessões foram finalizadas em novembro de 2022 e a expectativa é de finalizar o processo no último trimestre deste ano. Há ainda outras duas áreas: a PAR09, aguardando uma nova data para leilão, e a PAR03, ainda em fase de estudos.
Ao somar os números das quatro áreas, todas destinadas ao armazenamento e à movimentação de granéis sólidos vegetais e minerais, são 152 mil metros quadrados que poderão ser destinados à iniciativa privada.
O PAR09, qualificado pelo Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) em abril de 2021, provavelmente será a primeira das quatro instalações a ser leiloada. A primeira tentativa de concessão aconteceu em fevereiro deste ano, mas foi suspensa por não receber propostas. O plano agora é realizar os ajustes necessários para encontrar interessados e gerar novos postos de trabalho. “Hoje geramos 10 mil empregos diretos em Paranaguá e Antonina e contribuímos fortemente com a arrecadação de impostos nos municípios”, observou Garcia.
O presidente da Portos do Paraná também comemora que a Autoridade Portuária seja presença constante nas iniciativas e premiações relacionadas à sustentabilidade e à inovação, destacando que Paranaguá foi o único porto do mundo a ser convidado a participar da Conferência do Clima da ONU (COP-27).
O pioneirismo também é uma marca da empresa, neste momento comprovado pelo inovador projeto de concessão do canal de navegação dos portos de Paranaguá e Antonina. O escopo da concessão abrangerá as funções de administração portuária, no que tange à gestão das infraestruturas de acesso aquaviário, buscando-se a ampliação, manutenção e exploração do canal de acesso. O ministro de Portos e Aeroportos, Marcio França, falou recentemente que o formato de concessão pode ser adotado no Porto de Santos, no litoral paulista.
Ainda no modal aquaviário, o diretor-presidente destaca as obras de derrocagem da Pedra da Palangana e a dragagem, sempre temas delicados e que exigem grande habilidade devido às exigências ambientais ligadas a esses serviços. Já entre as grandes obras de infraestrutura terrestre, ele destaca o Projeto Cais Leste–Moegão. Em fevereiro deste ano, o governador do Paraná, Ratinho Junior, anunciou as obras da nova moega ferroviária. Com um investimento de R$ 592 milhões, o projeto vai centralizar a descarga dos trens que chegam ao Porto de Paranaguá, ampliar a participação do modal ferroviário e focar no futuro da logística no estado.