O levantamento teve como objetivo verificar como as infraestruturas portuárias brasileiras estão se preparando para o recebimento de embarcações com combustível verde, produção de energia eólica, eletrificação de equipamentos portuários e sistemas Onshore Power Supply (OPS). Foto: Divulgação
ESG
Antaq apresenta estudo sobre descarbonização nos portos nesta quinta-feira
Trabalho visou entender a preparação da infraestrutura portuária nacional para o recebimento de embarcações zero carbono
O estudo “Diagnóstico de Descarbonização, Infraestrutura e aplicações do Hidrogênio nos Portos”, elaborado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), vai ser apresentado nesta quinta-feira (31), a partir das 10h, na sede do IBI (Instituto Brasileiro de Infraestrutura).
O levantamento teve como objetivo verificar como as infraestruturas portuárias brasileiras estão se preparando para o recebimento de embarcações com combustível verde, produção de energia eólica, eletrificação de equipamentos portuários e sistemas Onshore Power Supply (OPS).
O documento, aprovado pela Diretoria Colegiada em julho deste ano, foi elaborado em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).
Esse diagnóstico vai permitir estabelecer orientações e diretrizes para reduzir as emissões de gases de efeito estufa por navios em portos e viabilizar a descarbonização da infraestrutura portuária e dos serviços portuários prestados.
A entrega faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado com a GIZ em setembro de 2023 para promover a descarbonização no setor. Esse é o segundo de três eixos definidos.