Essa é a primeira proposta de concessão de canal de acesso portuário do país. O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, e o diretor relator do processo, Wilson Lima Filho, vêm ressaltando a importância da modelagem. Foto: Divulgação/Antaq
Região Sul
Antaq avança mais uma etapa para concessão do canal de Paranaguá
Agência aprovou análise feita ao projeto durante o período de consulta e audiência públicas; documentos seguem agora para o MPor
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) avançou mais uma etapa no projeto de concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá (PR). Nesta quinta-feira (22), em reunião de diretoria, foi aprovada a análise feita ao projeto durante o período de consulta e audiência públicas. Documentos seguem agora para análise do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e depois para o Tribunal de Contas da União (TCU).
A participação social, que buscou receber contribuições, subsídios e sugestões para o aprimoramento dos documentos técnicos e jurídicos relativos à realização de certame licitatório para a concessão do canal de acesso ao porto, aconteceu no final de 2023. Na ocasião foram recebidas 320 contribuições.
Essa é a primeira proposta de concessão de canal de acesso portuário do país. O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, e o diretor relator do processo, Wilson Lima Filho, vêm ressaltando a importância da modelagem.
“Esse projeto é um marco para o setor portuário. Com a participação social o projeto sai fortalecido”, ressaltou Eduardo Nery.
Sobre a proposta
A proposta prevê que o prazo contratual previsto seja de 25 anos, com possiblidade de prorrogação até 70 anos. A estimativa de investimento é de 1,07 bilhão.
Entre as principais melhorias previstas no projeto de concessão estão aumentar o calado, a partir do quinto ano da concessão, para 15,5 metros (atualmente o acesso aquaviário tem 13,3 metros). Isso vai permitir que o porto receba navios maiores.
“Com o aumento do calado poderemos receber embarcações cada vez maiores no Porto de Paranaguá, o que aumenta a produtividade portuária do Estado”, enfatizou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.
Além disso, foram definidas a ampliação e alargamento do canal, o alargamento da bacia de evolução e o aprofundamento da área de fundeio nº 6, entre outros.
O futuro concessionário executará todos os investimentos necessários para atingir a meta estabelecida, incluído serviços de dragagem, derrocagem, sinalização náutica, batimetria, programas e monitoramentos ambientais.