Imagem: Divulgação PIANC Brasil
Nacional
ANTAQ colabora em relatório internacional sobre gestão logística aquaviária
Documento em parceria com a PIANC incorporou análises de casos realizados em terminais no Brasil
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) participou no desenvolvimento do relatório internacional “Best Practices in Planning and Management of Multimodal Logistics Platforms along Inland Waterways,” divulgado pela PIANC. O documento destaca estratégias eficazes para gestão de portos e plataformas logísticas em rios, visando impulsionar o desenvolvimento econômico.
O projeto da Associação Mundial para a Infraestrutura de Transportes Aquaviários (PIANC) é fruto de 18 meses de colaboração entre representantes de diversos países, incluindo Brasil, Bélgica, Romênia e França. O texto discute o planejamento do crescimento de portos, especialmente os interiores, ressaltando a importância da interconexão entre diferentes modos de transporte, logística eficiente e atendimento ao cliente.
O destaque está na transformação dos rios em vias navegáveis eficazes para o transporte, enfocando principalmente as plataformas multimodais nessas vias. O Grupo de Trabalho (WG) da PIANC está concentrado em desenvolver uma metodologia abrangente, fundamentada em estudos de caso, para avaliar a viabilidade de tais plataformas multimodais. Ao todo foram examinados nove portos fluviais e centros logísticos integrados.
A ANTAQ contribuiu com informações cruciais para o estudo, incluindo dados de instalações no Pará e no Rio Grande do Sul. O conteúdo detalhado abrange conceitos gerais, análise de mercado, design conceitual de plataformas, impactos ambientais e sociais, além de aspectos econômicos e de gestão. Também foi produzido uma lista de estudos de caso potenciais, incluindo locais nos Países Baixos.
A PIANC visa fornecer orientação técnica para desenvolver infraestruturas sustentáveis em portos, marinas e hidrovias em todo o mundo, e conta com a participação da ANTAQ como representante do Brasil desde 2007. O relatório completo está disponível no site oficial da PIANC, com acesso gratuito para membros associados.