HUB
Antaq discute e aceita sugestões sobre o tema navegação interior
Navegação interior 1
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizou nessa quinta-feira, dia 3, reunião para discutir o tema navegação interior no âmbito da proposta de Agenda Regulatória 2025-2028. A agenda regulatória é uma ferramenta de priorização e planejamento dos temas regulatórios da Agência que permite o aprimoramento dos processos, aumenta a transparência e confere previsibilidade às ações do órgão. A sessão aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), em Manaus (AM).
Navegação interior 2
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, que participou virtualmente do encontro, reforçou que “a partir das contribuições nós podemos eventualmente excluir ou inserir algum item na agenda, como também podemos mudar a prioridade desses temas”.
Navegação interior 3
O período de contribuições das tomadas de subsídios que tratam da Agenda Regulatória para o quadriênio 2025-2028 e da Agenda de Avaliação de Resultado Regulatório (ARR) 2023-2026 foi prorrogado. As sugestões serão aceitas até as 23h59 do próximo dia 11.
Retomada
Os Aeroportos de Pelotas e Uruguaiana, sob o controle da CCR Aeroportos no Rio Grande do Sul, retomam os voos para Porto Alegre a partir do dia 1º de novembro, cinco meses após o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho. A volta da conexão com a capital do Estado será realizada pela Azul em ambos os terminais. No Aeroporto João Simões Lopes Neto, em Pelotas (PET), serão quatro frequências semanais, todos os domingos, segundas, quartas e sextas-feiras. A malha aérea para São Paulo também foi atualizada: serão três frequências semanais para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, pela Gol, às segundas, quartas e sextas-feiras. Pela Azul, serão mais dois voos semanais, às terças e quintas-feiras, para o Aeroporto Internacional de Viracopos (VCP).
Operação adiada
A Operação Raízes de Cedro, que vai repatriar brasileiros que estão no Líbano, foi adiada. Inicialmente, a volta de 220 cidadãos começaria nesta sexta-feira, dia 4, mas por falta de segurança para transportar essas pessoas até o aeroporto, a operação não ocorrerá.