O trabalho conjunto entre a Antaq e o corpo de engenheiros dos Estados Unidos está inserido em um Acordo de Cooperação Técnica assinado no final do ano passado (Foto: Divulgação/Antaq)
Nacional
Antaq e norte-americanos discutem plano de trabalho para hidrovias
Iniciativa prevê visitas técnicas e treinamentos sobre os serviços prestados no modal hidroviário
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizou na sexta-feira, dia 5, uma reunião com representantes do Corpo de Engenheiros do Exército Americano (Usace) para discutir detalhes do plano de trabalho elaborado em conjunto pelas duas equipes. Dentre as iniciativas planejadas, estão incluídas visitas técnicas e treinamentos sobre os serviços prestados nas hidrovias.
Essa ação está inserida em um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a agência brasileira e o corpo de engenheiros dos Estados Unidos, firmado no final do ano passado. Além disso, os engenheiros americanos irão colaborar na análise dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) das hidrovias do Tocantins e do Paraguai. Essas duas hidrovias são consideradas prioritárias de acordo com o Plano Geral de Outorgas Hidroviárias, elaborado pela Antaq e aprovado pelo Ministério de Portos e Aeroportos no ano passado.
De acordo com a Antaq, dada a importância do assunto, o apoio da Usace permitirá acelerar o processo de análise e aproveitar a expertise estrangeira nos projetos relacionados às hidrovias.
O diretor-geral da agência, Eduardo Nery, disse estar muito “confiante que com esse plano de trabalho nós vamos dar passos seguros e efetivos visando à implantação das nossas hidrovias”.