A missão aconteceu entre os dias 27 e 31 de maio e contou com a presença do diretor-geral da Agência, Eduardo Nery, da diretora Flávia Takafashi, e dos dirigentes das áreas de Relações Internacionais e Jurídica da Antaq. Foto: Divulgação/Antaq
Hidrovias
Antaq faz visita técnica a instituições do setor aquaviário na França
Hidrovias, um dos assuntos prioritários da agência, foi o principal tema discutido durante a Missão França
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizou uma Missão Internacional à França com o objetivo de aprofundar o conhecimento sobre a infraestrutura e os serviços de transporte aquaviário do país. O principal tema em debate foi o transporte por hidrovias – um dos assuntos prioritários do órgão.
Durante a visita técnica institucional, representantes da Agência se encontraram com interlocutores da Autoridade Portuária de HAROPA – que é responsável pela administração dos portos de Le Havre, Rouen e Paris.
Reuniram-se ainda com representantes do Ministério da Transição Ecológica e Coesão Territorial, que possui atribuições semelhantes ao Ministério de Portos e Aeroportos; e da Voies Navigables de France (VNF), instituição responsável pela gestão da maior parte das hidrovias francesas.
A França, que tem a maior malha hidroviária da Europa, é reconhecida por sua tradição e expertise na gestão desse modo de transporte, assim como pelos atuais projetos em andamento que buscam ampliar a capacidade de integração logística do país no âmbito da União Europeia.
A missão aconteceu entre os dias 27 e 31 de maio e contou com a presença do diretor-geral da Agência, Eduardo Nery, da diretora Flávia Takafashi, e dos dirigentes das áreas de Relações Internacionais e Jurídica da Antaq.
“A missão contou ainda com atores importantes para os projetos de desenvolvimento das hidrovias no Brasil”, apontou o diretor-geral da Agência. Entre eles, estavam presentes a secretária executiva do Ministério de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, representantes do TCU, do governo do estado de São Paulo e, representando o setor privado, o presidente da CNT, Vander Costa.
Integração
Durante as reuniões com as instituições visitadas, foi apresentado aos representantes da agência que a cadeia logística aquaviária da França funciona de forma integrada, otimizando o setor.
Além disso, foram destacadas quais as políticas públicas locais que estão sendo implementadas para aumentar o volume de cargas transportadas pelas hidrovias locais.
No momento, a Agência passa pela elaboração de projetos de concessão hidroviária. Por isso, além de estabelecer um importante canal de cooperação técnica com as instituições visitadas, a missão vai permitir que as lições aprendidas sejam aplicadas aos projetos que estão em andamento no Brasil.