As visitas aos terminais privados do Porto de Santos realizadas na sexta-feira foram organizadas pela ATP (Crédito: Divulgação/ATP)
Porto de Santos
Antaq fecha passagem pelo Porto de Santos com visita a terminais privados
Delegação da agência reguladora vistoriou os TUPs da DP World, o Terminal Exportador de Guarujá e o Terminal Exportador de Açúcar
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) concluiu os dois dias de visitas técnicas nas instalações do Porto de Santos. O primeiro dia foi marcado por acompanhar o andamento dos projetos de soluções de integração operacional, garantia da capacidade e de mitigação de conflitos urbanos no acesso ao porto, enquanto que no segundo dia houve visita aos terminais privados e suas propostas para obras de ampliação.
Na sexta-feira (27), a comitiva da Antaq, liderada pelo diretor Wilson Lima Filho, e pelo diretor-geral Eduardo Nery realizou visitas técnicas ao canal do Porto, onde foram vistoriados os terminais de uso privado (TUPs) da DP World, o Terminal Exportador de Guarujá (TEG) e do Terminal Exportador de Açúcar de Guarujá (TEAG).
Segundo Nery, as visitas foram organizadas pela Associação de Terminais Portuários Privados (ATP).
“Chamamos de segunda etapa da programação, uma pauta voltada para operações portuárias. Fizemos uma visita muito rica na DP World. Além de conhecer algumas operações já consagradas, como as de contêineres e de celulose, serviu para conhecer mais em relação a futuros projetos de expansão da DP, que podem agregar ainda mais a capacidade, mais modernização ao Porto de Santos. Uma agenda muito rica e produtiva”.
Primeiro dia
Conforme o BE News noticiou na edição de sexta-feira, o primeiro dia de visitas contou com equipes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Tribunal de Contas da União (TCU). A pauta foi a operação logística do complexo portuário santista, entre elas a evolução dos investimentos feitos pela MRS e Rumo, previstos nos contratos renovados das duas malhas ferroviárias.
Após as reuniões na parte da manhã, técnicos da ANTT e da Antaq visitaram a Portofer, empresa que administra a Ferrovia Interna de Porto de Santos (Fips), até que a nova concessionária, formada pela VLI, MRS e Rumo, assuma a gestão, o que deve ocorrer até junho deste ano, após a conclusão dos ritos exigidos no chamamento público aberto pela Autoridade Portuária (SPA).
Com isso, a Fips também receberá obras de ampliação de capacidade e de mitigação de conflitos urbanos. A fiscalização será de competência da Antaq, com apoio da ANTT, por meio de um convênio de cooperação técnica.
Com a nova gestão, estão previstos R$ 891 milhões de investimentos na ferrovia, que devem ser feitos em até cinco anos. O contrato de cessão entre as companhias com a SPA foi assinado em dezembro do ano passado.
A capacidade ferroviária do complexo portuário de Santos está próxima da saturação, com 94% de utilização. Por isso, é necessária a expansão para dar andamento à projeção da movimentação de cargas, que deve dobrar entre cinco e 10 anos.
As obras devem começar logo após a aprovação dos projetos. A SPA listou as principais intervenções que devem ser feitas no local: Pátio ferroviário entre o canal 4 e a Ponta da Praia, que possui três vias férreas para atendimento aos terminais de celulose; Viadutos para eliminação de passagem de nível na região do canal 4 – Marinha; Passarelas de pedestres entre o canal 4 e Ponta da Praia; “Pera” ferroviária, dois viadutos e passarela na região de Outeirinhos; Novo viário da 2ª entrada da margem direita do Porto de Santos, no bairro Saboó.