HUB
Antaq libera serviço de cabotagem para todas as cargas na Região Norte
Embarcações menores estão autorizadas a realizar o transporte marítimo de todos os tipos de cargas da Região Norte, que enfrenta uma forte estiagem. A medida partiu da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão regulador do setor, na última quarta-feira, como forma de reduzir os impactos dessa seca, que vem reduzindo o nível dos rios e dificultando a navegação local. Com a falta de profundidade, apenas navios de menores dimensões conseguem trafegar pela região amazônica.
O despacho para a autorização foi apresentado pelo diretor da Antaq Wilson Lima Filho e aprovado ad referendum – quando a questão recebe o aval do órgão, mas só é analisada pela diretoria em um momento posterior. Essa liberação é válida por 90 dias.
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, destacou que a nova regra busca manter os serviços de transporte de passageiros e cargas na região amazônica. “A Antaq está concentrando todos os esforços dentro de sua competência para atenuar os impactos da seca que assola a bacia do Rio Amazonas”, afirmou.