A expectativa é de que o empreendimento em Itaguaí receba, ao longo da concessão, quase R$ 3 bilhões em investimentos e aumente a capacidade de escoamento de minério de ferroCrédito: Divulgação
Região Sudeste
Antaq realiza primeira audiência pública do Porto de Itaguaí
Foram analisados os documentos técnicos e jurídicos para a licitação do complexo portuário no Rio de Janeiro
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), realizou na última sexta-feira (19) a primeira audiência pública para analisar os documentos técnicos e jurídicos para a licitação do Porto Organizado de Itaguaí (RJ).
A expectativa é de que o novo empreendimento receba, ao longo da concessão, quase R$ 3 bilhões em investimentos e aumente a capacidade de escoamento de minério de ferro. A probabilidade é que o espaço que será implantado em uma área de 348.937 m² movimente
quase 400 milhões de toneladas ao longo do contrato.
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, enalteceu os documentos elaborados pela Infra SA e aprovados para consulta pública pela agência em março.
“O ITG 02 é uma área que já se tentou licitar, mas agora temos um projeto mais robusto que contou com um trabalho de excelência da Infra SA, que vem estruturando projetos com grande qualidade, o que nos dá segurança para avançar com esse processo licitatório de forma a atender o interesse das cargas e dos usuários”, afirmou.
O diretor Alber Vasconcelos, relator do processo, ressaltou o compromisso da Antaq com a agenda ambiental e enalteceu a importância do Porto de Itaguaí para o estado do Rio de Janeiro.
“Estamos falando de um complexo portuário que atualmente movimenta mais de 100 milhões de toneladas e posso dizer que temos toda uma expertise de fiscalização dos terminais ali presentes. A Antaq segue em busca de atrair novos investimentos. É um projeto grandioso por conta do Capex, além de ser um terminal importante para o país e para o Rio de Janeiro”, disse.